Só 20% do DF se vacinou com a Bivalente. Veja quando foi a última morte por Covid
Apenas 20,5% da população buscou a vacina bivalente contra a Covid-19. No total, nos últimos 3 anos, 11,8 mil pessoas morreram pela doença
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo com o esmorecimento da pandemia de Covid-19, a campanha de vacinação contra a doença segue ativa no Distrito Federal. Apesar disso, o alcance mostra-se baixo. De acordo com dados da Secretaria de Saúde (SES-DF), apenas 20,5% da população alvo dessa vacina — pessoas com 18 anos ou mais — buscaram o imunizante.
Os dados da pasta mostram que, três anos após o início da crise sanitária, nem a primeira dose da vacina contra o coronavírus atingiu toda a população da capital federal. A cobertura desse imunizante está em 81,7%.
A bivalente é a última dose disponível atualmente para quem desejar se vacinar contra a doença e deve ser aplicada a partir de quatro meses da última dose de reforço ou da segunda dose.
Ela está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais, além de moradores de instituição de longa permanência com 12 anos ou mais; pessoas imunocomprometidas, também a partir dos 12 anos; e gestantes e puérperas, inclusive as menores de 18 anos.
Mortes e casos
De acordo com a SES-DF, a última morte causada pela Covid-19 foi registrada 11 de maio deste ano. No total, nos últimos três anos, 11,8 mil pessoas morreram por complicações da doença.
Já o número de casos mantém um avanço semanal pequeno. Entre 10 e 19 de julho, por exemplo, foram notificados 178 novos casos da Covid.
Em relação às internações, a secretaria informou que não possui mais esse recorte e não sabe dizer se há ou não pessoas internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) acometidas pelo coronavírus.
Procurada, a Secretaria de Saúde informou que entende a que vacinação é “a melhor forma de prevenção contra a Covid-19. A pasta trabalha intensamente para ampliar a cobertura vacinal contra a doença. Para isso realiza, todos os sábados, ações extramuros, levando a vacina mais próxima da população em locais como supermercados, shoppings, metrô, órgãos públicos, zoológico, etc”, disse por meio de nota.
Saiba como se vacinar
Atualmente, podem se vacinar contra a Covid pessoas a partir de 6 meses de idade. Cada faixa etária tem um número e um tipo de vacina específica para receber. Veja:
- Crianças de 6 meses a 4 anos recebem a Pfizer Baby. São 3 doses, com intervalo de 4 semanas entre as 2 primeiras e de 8 entre a segunda e a terceira. Crianças de 5 a 11 anos recebem a Pfizer Pediátrica. O esquema é de 2 doses, com intervalo de 21 dias. Já o reforço (3ª dose) é aplicado quatro meses após a segunda dose. Todas as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, cartão de vacina e documento de identificação. Veja os locais aqui.
- As pessoas com 12 anos ou mais podem receber as doses regulares. Começam pela primeira e segue até a terceira dose. Os locais de vacinação podem ser vistos aqui.
- A quarta dose e a bivalente estão disponíveis apenas para maiores de 18 anos — salvo exceções como grávidas e imunossuprimidos. Os locais de atendimento podem ser verificados aqui.