SLU recolhe 27 toneladas de lixo após posse e shows na Esplanada
Serviço de Limpeza Urbana (SLU) redobrou os trabalhos durante a posse e shows na Esplanada dos Ministérios, neste domingo (1°/1)
atualizado
Compartilhar notícia
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) redobrou os trabalhos para que, após shows e a cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1°/1), a Esplanada dos Ministérios amanhecesse limpa. De acordo com a autarquia, cerca de 27 toneladas de lixo foram coletadas entre o dia 1° e essa segunda-feira (2/1).
“Durante os três dias de festividades e a posse presidencial, o SLU colocou à disposição equipes formadas por 445 profissionais da limpeza urbana, dois caminhões compactadores e um caminhão caçamba basculante. As equipes atuaram antes, durante e depois dos eventos”, informou, em nota.
Filas para acesso à posse:
O fluxo de pessoas, mesmo após o fim da posse, seguiu intenso na Esplanada. Isso porque, enquanto alguns foram para casa, outros mais animados chegavam para curtir o Festival do Futuro, como foi o caso de Fábio Maranha. “A expectativa é que seja muito divertido e muita alegria. Eu vim para ver o Baiana System”, disse o brasiliense, que pretendia acompanhar a cerimônia de posse, mas não conseguiu por conta de outros compromissos.
Após acompanharem o rito de casa, Leonardo Amaral e Jessica Rocha chegaram para as apresentações musicais, marcadas para ocorrer na noite deste domingo (1º/1). “A gente assistiu a posse de casa, estava muito calor. Foi muito legal ver o Senado já cobrando o Lula e pautando sobre os assuntos que foi falado pelo presidente durante as eleições” disse o servidor público. “Eu queria muito estar aqui, mas também foi bom assistir de casa”, completou a farmacêutica.
Os dois estiveram na Esplanada para curtir a primeira noite do ano. “Viemos para sentir o calor. Hoje é um dia de comemoração e viemos para ver o sucesso dos votos na urna. É um dia de paz, de comemoração”, completou Leonardo.
Parte do público presente na Esplanada começou a deixar o local e voltar para casa após o presidente subir a rampa do Palácio do Planalto. Entre os que estiveram no local somente para posse, uma unanimidade: elogios ao discurso de Lula e emoção com a passagem da faixa presidencial. É o que diz Fabiana Felix e Bruno Moraes.
“Eu chorei de emoção, é algo que vai ficar na minha memória para sempre”, disse a mineira, de Pouso Alegre.
Já Bruno, destaca que se sentiu em casa. “Para quem está aqui, é muito emoção. São lágrimas por saber que a liberdade voltou para as pessoas poderem se comunicar como quiserem”, completou Bruno. Alessandro e Miriã Pimentel foram à Esplanada com a filha Maia Isabelle, de 7 meses de idade. Sobre a presença da filha pequena, o casal reforça que não teve contratempos e elogiou a posse do presidente Lula.
“Foi maravilhoso, agora é só festa. A expectativa é muito boa para o que vai acontecer em 2023 e, para os próximos anos, é só esperança. A passagem da faixa foi linda e mostrou que não precisava mesmo do Bolsonaro”, completou o paulista.
Cerimônia de posse presidencial
Em clima de emoção e felicidade, apoiadores de Lula assistiram a cerimônia de posse presidencial em telões instalados no gramado da Esplanada. Com música, bandeiras e cartazes, brasilienses e turistas de todo o Brasil celebram e filmaram o discurso de Lula realizado nesta tarde, no Congresso Nacional.
O número de 40 mil pessoas na praça foi atingido já no final da manhã. O público que chegou minutos depois deste horário no ponto de revista, próximo ao Ministério da Justiça, já não conseguiu mais acessar a área. Porém, quando Lula entrou no Congresso Nacional para discursar, mais pessoas puderam chegar mais próximo à rampa do Palácio do Planalto.