SLU reabre licitação para tratamento de chorume no DF
Após suspensão, TCDF autoriza retomada do processo de contratação pelo Serviço de Limpeza Urbana
atualizado
Compartilhar notícia
Após suspensão por determinação do Tribunal de Contas do DF (TCDF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) reabriu edital de licitação para contratar empresa especializada em serviço de tratamento do chorume gerado no Aterro Sanitário de Brasília (ASB).
Esclarecidos os questionamentos, o TCDF autorizou a reabertura do certame. A sessão pública está marcada para a segunda-feira (5/10), às 9h.
O valor estimado da licitação, feita na modalidade pregão, tipo menor preço, é de R$ 37 milhões para 12 meses de serviço. A previsão é que a empresa contratada possa tratar 705 mil m³ de chorume por ano.
O chorume é o produto líquido tóxico proveniente da decomposição da matéria orgânica, somado com a infiltração da água da chuva. A falta de tratamento pode acarretar contaminação de solo, rios e córregos da região.
O Aterro Sanitário de Brasília gera aproximadamente 1.100 m³ de chorume por dia durante a seca e 2.210 m³ por dia no período chuvoso. Atualmente, o tratamento é realizado pela empresa Hydros Soluções Ambientais, via contrato emergencial assinado em 2019 e renovado em agosto deste ano.
De acordo com o edital de licitação, a empresa contratada vai tratar um volume médio de 33 mil m³ de chorume por mês durante a estiagem (maio a outubro) e 66 mil m³ por mês na época de chuva (novembro a abril).
Os valores se referem ao chorume gerado. O edital prevê, ainda, o tratamento de todo o passivo de chorume acumulado nas lagoas instaladas no aterro, o que soma quase 77 mil m³, e o tratamento do chorume na usina do P. Sul, totalizando o tratamento de 705 mil m³ em um ano.
O edital de licitação ficará disponível no site Compras Governamentais e também no site do SLU. Outras informações e esclarecimentos poderão ser obtidos pelos telefones 3213-0200, das 9h às 12h e das 14h às 17h.