SLU instala mais de 5,4 mil novas lixeiras no Distrito Federal
Investimento de R$ 2,5 milhões do GDF vai cobrir instalação e manutenção dos equipamentos em todas as 33 regiões administrativas
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF), iniciou, por meio do Serviço de Limpeza Urbano (SLU), o processo de instalação de 5.415 lixeiras em todas as 33 regiões administrativas. Entre acomodação e manutenção dos novos equipamentos, o governo investe R$ 2,5 milhões.
Os novos depósitos, tecnicamente batizados de papeleiras, são feitos de plástico, pintados na cor cinza, terão o logotipo do SLU e serão fixados em postes, presos com uma alça metálica, ou em paredes.
Cada lixeira tem 74,5cm de altura, 42,5cm de largura e 32cm de profundidade, com uma abertura de 31cm x 9,5cm, para o descarte de objetos de pequeno porte, apresentando uma capacidade volumétrica de cerca de 50 litros.
As papeleiras existentes, mas que apresentem desgastes ou danos físicos, além das que foram arrancadas em consequência de atos de vandalismo, serão substituídas pelas novas. Em outros locais, elas reforçarão a oferta de equipamentos públicos próprios para o descarte correto de resíduos.
A primeira etapa da instalação dos novos equipamentos vai contemplar paradas de ônibus, hospitais, escolas, pontos de encontros comunitários, quadras poliesportivas e praças, preferencialmente, sendo colocadas em postes de iluminação pública.
As outras fases vão incluir parques, áreas verdes, revisões em equipamentos públicos, atendimentos a áreas residenciais e solicitações oriundas da Ouvidoria do GDF.
“Essa é mais uma conquista para a limpeza pública do DF. Há anos, os cidadãos aguardavam essa notícia, pois as lixeiras atuais são muito antigas e estão sucateadas. É mais um passo no processo constante de aperfeiçoamento do serviço de limpeza urbana para toda a população”, comemorou o diretor adjunto do SLU, Rômulo Barbosa.
A iniciativa, além de reforçar a conscientização pelo descarte correto de lixo pelas ruas do DF, tem potencial para gerar impacto ainda maior, como explica a assessora da Diretoria Técnica do SLU, Camila Lopes dos Santos.
“Tendo esse equipamento à disposição e sendo utilizado corretamente, nós podemos avaliar e reduzir os serviços de varrição pelos garis, gerando, assim, economia”, explica.
Equipes do SLU vão percorrer diversos pontos do Plano Piloto, principalmente na Asa Sul e na Asa Norte, para instalar as novas papeleiras em locais de ampla circulação de pessoas, como W3 Sul, Rodoviária e setores bancário Sul e Norte.
A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, comemora a iniciativa. “Instalação de lixeiras em área pública é reivindicação constante da população do Plano Piloto e importante instrumento de manutenção da cidade limpa e bem cuidada. Uma ação muito relevante do SLU”, ressalta.
A previsão do SLU é concluir a colocação das lixeiras em todas as regiões administrativas até fevereiro de 2021.
* Com informações da Agência Brasília.