metropoles.com

SLU deixa de prestar serviços de limpeza para eventos privados

Regra consta de instrução normativa publicada no Diário Oficial do DF. Autarquia continuará a receber rejeitos no Aterro Sanitário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) deixará de prestar serviços de limpeza, coleta e transporte de resíduos resultantes de eventos privados em vias, logradouros ou espaços públicos. A regra consta da Instrução Normativa nº 5, de 29 de junho de 2017, publicada no Diário Oficial do DF de segunda-feira (3/7), quando entrou em vigor.

“O custo para o SLU fazer esse serviço é alto, e não há compensação que justifique a despesa administrativa”, explicou a diretora-presidente da autarquia, Kátia Campos, ao destacar que esse é um encargo que o órgão pode ou não assumir.

Os contratos firmados e devidamente pagos, cujos serviços ainda não foram prestados, serão honrados pela autarquia. Além disso, o SLU continuará a receber no Aterro Sanitário de Brasília os rejeitos de eventos, mediante prévio pagamento de preço público pelo transportador — que deve constar na lista de prestadores autorizados para esse fim.

Entenda a lei
A Instrução Normativa nº 5 leva em consideração a Lei nº 5.610, de 16 de fevereiro de 2016, e a Resolução nº 14, de 15 de setembro de 2016, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF).

Essas normas estabelecem que pessoas físicas ou jurídicas responsáveis por eventos em vias, logradouros ou espaços públicos que produzam resíduos sólidos devem assegurar a limpeza urbana da área, entre outras obrigações.

Esses mesmos agentes também precisam promover o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos gerados e arcar com os ônus dele decorrentes. Fica facultado ao prestador de serviços públicos ofertar aos promotores de eventos a contratação das atividades de gerenciamento de resíduos sólidos.

Desde o início do ano, o promotor, ao licenciar os eventos, deve informar ao SLU, por meio de formulário na internet, dados sobre os resíduos previstos e sobre quem prestará os serviços de limpeza, coleta e manejo desses materiais.

Eles poderiam ou não contratar o SLU para esse serviço, mediante contrato remunerado, de acordo com os preços públicos definidos na resolução. Agora, deve-se contratar terceiros ou fazer a autogestão dos resíduos.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?