Site para agendamento de vacina contra Covid-19 no DF sai do ar
Plataforma é a única maneira de os idosos brasilienses marcarem a imunização contra o novo coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Os idosos com mais de 76 anos que tentaram agendar a imunização contra a Covid-19 na tarde desta quinta-feira (25/2) foram impedidos por um erro de funcionamento do site de agendamento, disponível no domínio vacina.saude.df.gov.br. O site voltou ao ar apenas às 17h40, mas caiu novamente por volta das 19h.
Nesta quinta, a Secretaria de Saúde (SES) determinou que todos os idosos devem marcar hora para receber doses do imunizante. Antes, apenas quem tomaria a segunda dose deveria realizar o agendamento, bem como quem pretendesse ser vacinado em postos de drive-thru.
Além disso, nessa quarta-feira (24/2), a SES ampliou o público prioritário, incluindo pessoas entre 76 e 78 anos de idade.
Segundo informado pela pasta, a partir das 16h desta quinta, o sistema permitiria o agendamento para o novo público e para a primeira dose. No entanto, menos de uma hora do horário de início do serviço, o sistema já estava fora do ar.
Às 16h30, o internauta conseguia informar qual dose iria tomar, mas em seguida o site caia. Depois das 17h, todo o sistema ficou inoperante.
Veja:
Reclamações e muita demanda
“É um absurdo. Tenho três pessoas em casa tentando vacinar. Meu pai não tem sucesso para fazer o agendamento, e ainda pedem dados como CNS, que não temos”, disse a moradora do DF Dileine Amaral.
“Minha tia está desde as 15h30 tentando agendar a vacinação da irmã. Eu entrei agora no site e também não consegui nada. Quando chego a passar para a tela seguinte, não deixam informar o dia ou o estabelecimento [de preferência para tomar a vacina], que são campos obrigatórios. O sistema cai”, protestou outra internauta.
Uma família de Taguatinga relatou não ter acesso algum à página para agendar a primeira dose para a mãe, uma idosa de 78 anos, e marcar a segunda dose para o pai, de 81 anos.
“Devido à grande demanda de acessos simultâneos, o site apresentou instabilidade. A área técnica da pasta realizou ajustes e o sistema já está normalizado”, afirmou em nota, a Secretaria de Saúde. O sistema foi normalizado por volta das 17h40.
Ainda segundo a pasta, apenas na primeira hora, foram agendadas mais de 800 pessoas. “O usuário receberá orientações sobre dia e hora de sua vacinação no endereço de e-mail cadastrado no sistema”, informou a SES. A secretaria assegura que todas as pessoas agendadas serão vacinadas.