metropoles.com

Site do TJDFT cai novamente após hacker derrubar página por 4 dias

Corte informou que vai verificar o ocorrido. Na última semana, plataforma ficou quatro dias suspensa devido a um ataque hacker

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Deiviane Linhares/Metrópoles
Site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios TJDFT , sofre ataque hacker e fica fora do ar por precaução
1 de 1 Site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios TJDFT , sofre ataque hacker e fica fora do ar por precaução - Foto: Deiviane Linhares/Metrópoles

O site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) voltou a ficar fora do ar nesta segunda-feira (8/8). Procurada, a Corte confirmou que a página foi derrubada por 2 horas e disse que o motivo da queda foi a necessidade de uma manutenção emergencial.

Na última semana, a plataforma ficou quatro dias suspensa após ser alvo de um ataque hacker.

O site havia sido reativado na última quarta-feira (3/8), mas apenas as funções essenciais de 1ª e 2ª instâncias e a visualização de documentos haviam sido normalizadas. O sistema passava por reajustes.

Ataque hacker

A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) investiga a tentativa de invasão ao portal. A coluna Na Mira, do Metrópoles, apurou que o ataque foi feito por um hacker, que tentou ter acesso aos bancos de dados da Corte.

Equipes da DRCC fizeram algumas diligências na segunda-feira (1º/8) e estão realizando investigações cibernéticas na tentativa de identificar de onde partiram os ataques. Segundo o tribunal, foi detectada “atividade maliciosa” durante a madrugada e o endereço eletrônico foi derrubado por precaução.

Por volta das 17h, o site voltou a funcionar normalmente.

Procurado, o TJDFT informou “que o site da Corte  ficou fora do ar por aproximadamente 2h, na tarde desta segunda-feira (8/8),  devido à indisponibilidade pontual e transitória, ocasionada  pela necessidade de uma manutenção emergencial”.

Segundo a corte, os prazos serão prorrogados automaticamente, na forma da lei do PJe e do Provimento da Corregedoria, quando ocorre indisponibilidade por tempo superior a 60 minutos.

O Tribunal ressaltou ainda que não há necessidade de nova suspensão do expediente e que o ajuste pontual do sistema não está relacionado ao incidente cibernético da semana passada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?