Site do TJDFT cai novamente após hacker derrubar página por 4 dias
Corte informou que vai verificar o ocorrido. Na última semana, plataforma ficou quatro dias suspensa devido a um ataque hacker
atualizado
Compartilhar notícia
O site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) voltou a ficar fora do ar nesta segunda-feira (8/8). Procurada, a Corte confirmou que a página foi derrubada por 2 horas e disse que o motivo da queda foi a necessidade de uma manutenção emergencial.
Na última semana, a plataforma ficou quatro dias suspensa após ser alvo de um ataque hacker.
O site havia sido reativado na última quarta-feira (3/8), mas apenas as funções essenciais de 1ª e 2ª instâncias e a visualização de documentos haviam sido normalizadas. O sistema passava por reajustes.
Ataque hacker
A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) investiga a tentativa de invasão ao portal. A coluna Na Mira, do Metrópoles, apurou que o ataque foi feito por um hacker, que tentou ter acesso aos bancos de dados da Corte.
Equipes da DRCC fizeram algumas diligências na segunda-feira (1º/8) e estão realizando investigações cibernéticas na tentativa de identificar de onde partiram os ataques. Segundo o tribunal, foi detectada “atividade maliciosa” durante a madrugada e o endereço eletrônico foi derrubado por precaução.
Por volta das 17h, o site voltou a funcionar normalmente.
Procurado, o TJDFT informou “que o site da Corte ficou fora do ar por aproximadamente 2h, na tarde desta segunda-feira (8/8), devido à indisponibilidade pontual e transitória, ocasionada pela necessidade de uma manutenção emergencial”.
Segundo a corte, os prazos serão prorrogados automaticamente, na forma da lei do PJe e do Provimento da Corregedoria, quando ocorre indisponibilidade por tempo superior a 60 minutos.
O Tribunal ressaltou ainda que não há necessidade de nova suspensão do expediente e que o ajuste pontual do sistema não está relacionado ao incidente cibernético da semana passada.