Site da Fazenda do DF mostra pendência para quem já pagou IPVA
Motoristas afirmam que um boleto zerado aparece na plataforma. Secretaria informou não ter identificado falhas no sistema
atualizado
Compartilhar notícia
Motoristas do Distrito Federal relataram problemas envolvendo o pagamento do IPVA no site da Secretaria da Fazenda (SEF) nessa quarta-feira (15/8). A plataforma acusa pendências relacionadas a veículos mesmo para quem já quitou o imposto, e o boleto disponível está zerado.
“Eu vendi meu carro faz uns 15 dias. A pessoa foi transferir hoje no Detran, identificaram um tipo de pendência e disseram que poderia ser o IPVA. Quando entrei no site, o boleto estava zerado. E eu já paguei o IPVA há algum tempo. Depois, descobri que a própria compradora está com o boleto zerado também, além de outras pessoas no trabalho”, conta uma motorista que pediu para não ter o nome divulgado.
A jornalista Márcia Leite, 38 anos, está preocupada porque já fez o pagamento e ainda não recebeu o licenciamento de 2018. “Quando entro no site da Secretaria de Fazenda, o serviço mostra que estou em débito. Quando eu abro o boleto, está zerado. O sistema está dando bug. Não tenho nenhuma outra pendência”, reclama.
O prazo para pagamento sem multa encerrou-se no mês de maio. A cobrança do licenciamento pelo Detran-DF será feita de maneira escalonada, de acordo com as placas dos veículos: as com final 1 e 2 terão até setembro. Quem for flagrado sem a licença comete uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do automóvel.
Outro lado
A SEF informou que a área técnica não identificou falhas na plataforma de emissão de boletos do IPVA. A sugestão para quem está com dificuldades para emitir o documento é fazer a solicitação nos postos do Na Hora, nas lojas do BRB Conveniência ou nas agências da Receita do Distrito Federal.