Sistema volta a apresentar falhas e catracas são liberadas no Metrô-DF
Usuários do transporte público relataram problemas para usar cartões vale-transporte na manhã desta terça-feira (16/1) no BRT e no Metrô-DF
atualizado
Compartilhar notícia
Usuários do transporte público do Distrito Federal enfrentaram transtornos na manhã desta terça-feira (16/1) nos terminais do BRT e nas estações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).
Assim como ocorreu na segunda-feira (15/1), o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) apresentou falhas nos cartões vale-transporte, e alguns passageiros relataram que tiveram o acesso bloqueado nas catracas dos ônibus e do metrô.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) confirmou a instabilidade no sistema nesta terça e informou que alguns cartões não estão passando nos validadores de alguns ônibus, do BRT e do metrô.
Os passageiros que estão tendo problemas nos cartões estão sendo admitidos pela porta traseira ou sendo liberados nas estações. Segundo o Metrô-DF, as catracas também foram liberadas para usuários com problemas nos cartões.
“A emissão de QRcode, recarga de cartões, EMV (crédito e débito) e bloqueios do metrô estão operacionais. Foi percebido que alguns cartões, tais como cartões vale-transporte não estão sendo aceitos devido à falha no sistema SBA”, informou a empresa.
Catracas liberadas
Na segunda-feira (15/1), as catracas do Metrô-DF também amanheceram liberadas.
Segundo a empresa, a manutenção atuou desde cedo e as cancelas ficaram abertas em todas as estações operacionais para não prejudicar os usuários. O serviço foi normalizado por volta das 9h.
“O sistema de bilhetagem do Metrô-DF está passando por nova atualização, visando a ampliação futura das formas de pagamento que estão em estudo, tais como o pix e a venda de crédito e débitos também nas bilheterias. Esse processo está em estágio inicial e ainda não há previsão de implantação. Durante o período de testes, podem ocorrer intercorrências no sistema”, informou o Metrô-DF por meio de nota.