Sistema fora do ar atrasa liberação de 2 mil testes para comerciários no DF
Sesc foi informado que houve problema no sistema da Saúde e a liberação não aparece para a Farmácia Central
atualizado
Compartilhar notícia
Após ter liberado malote com 2 mil testes para o novo coronavírus que iriam atender aos comerciários a partir da manhã desta sexta-feira (29/05), a Secretaria de Saúde ainda não entregou os exames. O Serviço Social do Comércio (Sesc) informou que os veículos da entidade estão na Farmácia Central da pasta para receber o reabastecimento e ainda não houve a liberação.
O Sesc foi informado que o sistema da pasta está fora do ar e a liberação não aparece para a Farmácia Central, responsável pela entrega dos exames. Isso deve atrasar o início das testagens, nesta manhã.
“Estamos fazendo o serviço em nove unidades e disponibilizamos transporte para levar os testes para cada uma delas. Eles estão tentando fazer a operação para liberar manualmente e isso, com certeza, atrasará o início das testagens”, disse o diretor-regional do Sesc do DF, Marco Túlio Chaparro.
“Estimamos um atraso de pelo menos uma hora, após a liberação dos testes”, afirmou.
O Metrópoles acionou a Secretaria de Saúde, que informou que não haver qualquer problema com o próprio sistema. “A pasta disponibiliza os testes, mas a logística de testagem e a administração dos testes fica a cargo do Sesc”, diz a nota.
Testagem
Em três dias da ação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), 6.789 exames rápidos foram feitos, e a doença detectada em 39 pessoas.
A decisão da liberação de mais 2 mil testes ocorre após o Metrópoles revelar o desabastecimento em pelo menos sete pontos montados para diagnosticar gratuitamente os comerciários do Distrito Federal, o que resultou na suspensão total do serviços em todas essas localidades nessa quinta-feira (28/05).
A reportagem apurou que houve falta de kits de exames no Taguapark, Gama, Guará, Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga Sul. As únicas unidades que deram continuidade à testagem na quinta foram as de Brazlândia, que permanece com estoques de exames, e do Serviço Social do Comércio (Sesc) da 504 Sul, onde os kits acabaram no fim do dia.
Pelo acordo firmado, a Secretaria de Saúde ficaria responsável pelo abastecimento dos pontos montados pela Fecomércio-DF, a quem cabe a logística para diagnosticar integrantes do segmento com Covid-19.
Demandas
De acordo com a entidade, os novos kits serão divididos para os pontos, a depender da demanda registrada em dias anteriores. O Sesc-DF também avalia instituir o pré-agendamento para a realização de testes gratuitos.
O exame é uma das exigências do Governo do Distrito Federal (GDF) para que as lojas de rua e shoppings funcionem durante a pandemia da Covid-19.
Confira os pontos de atendimento:
- Sesc Estação 504 Sul
Endereço: W3 Sul, Quadra 504/505, Bloco A, Brasília – DF - Sesc Guará
Endereço: QE 4, Área Especial, Guará I – DF - Sesc Taguatinga Sul
Endereço: Setor F Sul, AE 3, Taguatinga – DF - Sesc Ceilândia
Endereço: QNN 27, Lote B, Ceilândia Norte – DF - Sesc Gama
Endereço: Setor Leste Industrial, QI 1 Lotes 620, 640, 660 e 680, Gama – DF - Sesc Samambaia
Endereço: Quadra 101, Conjunto 1 Lote 1, Samambaia – DF - Taguaparque
Endereço: Colônia Agrícola Samambaia – Taguatinga - Senai Brazlândia
Endereço: Área Especial 3 Norte – Parque de Serviços - Sesi/Senai Sobradinho
Endereço: Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F