metropoles.com

Sistema eletrônico do TCDF será compartilhado com 317 municípios

A plataforma do Tribunal de Contas contribui para agilizar a tramitação de documentos e na economia de dinheiro público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/ Metrópoles
Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)
1 de 1 Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) - Foto: Rafaela Felicciano/ Metrópoles

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) vai ceder o Sistema de Protocolo e Acompanhamento Processual Eletrônico, mais conhecido como e-TCDF, a 317 municípios brasileiros. Nesta quarta-feira (20/3), a presidente da Corte, Anilcéia Machado, assinou um termo de cooperação técnica com o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) a fim de firmar a parceria.

O acordo, fechado com o presidente do CIGA, Robson Jean Back, tem como objetivo desenvolver soluções para o aperfeiçoamento da gestão pública dos municípios e combater o desperdício de dinheiro público nas prefeituras. Desenvolvido em 2012 por técnicos do próprio tribunal, o e-TCDF é usado para gerenciar processos e documentos em todas as fases, desde a autuação até o arquivamento.

O programa contribui para agilizar a tramitação, permitindo aos usuários acessar informações sobre o andamento processual a qualquer momento. Além disso, possibilita o envio de dados por meio eletrônico, melhora a comunicação dos atos processuais com outros órgãos, advogados e interessados, e descomplica a recuperação de arquivos.

“O sistema vai facilitar a gestão de documentos nas prefeituras e reduzir o uso de papel, gerando economia e dando mais agilidade aos processos, que deixarão de tramitar fisicamente”, explica a presidente do TCDF, conselheira Anilcéia Machado.

Desde a criação do sistema, o tribunal já assinou acordos de cooperação técnica para cessão do e-TCDF com o Tribunal Administrativo de Moçambique e o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN). No DF, fez parcerias com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e a Câmara Legislativa.

Além do e-TCDF, a Corte de Contas também cedeu ao consórcio o Sistema de Gerenciamento de Acessos (Siga). Ele permite o credenciamento de usuários internos e externos, realiza a operação de autenticação (login) e o bloqueio de usuários com cadastro vencido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?