metropoles.com

Sinpro sobre vacinação de professores: “Aproxima o retorno presencial”

Governador Ibaneis anunciou nesta quinta que, com 36 mil doses da Janssen, todos os profissionais da educação pública serão vacinados no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Retomada da vacinação professores
1 de 1 Retomada da vacinação professores - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Após o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciar, na manhã desta quinta-feira (10/6), a vacinação contra a Covid-19 de todos os profissionais da educação pública da capital federal, o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) informou que “isso aproxima o retorno presencial” das aulas na rede pública.

Segundo Ibaneis disse à coluna Grande Angular, com 36 mil doses da Janssen, será possível imunizar todos os profissionais da educação pública da capital federal. “Assim, pretendemos retornar às aulas”, disse.

Como mostrou o Metrópoles em reportagem publicada nesta quinta-feira (10/6), professores recusam-se a voltar às aulas presenciais sem a imunização. A retomada das atividades nas escolas está prevista para agosto.

Após o anúncio do governador, a diretora do Sinpro, Rosilene Correa, afirmou à reportagem que “se nós vamos ter a vacina que basta uma dose (Janssen), melhor ainda”. “Isso aproxima o retorno presencial.”

No entanto, a representante do sindicato ressalta que os profissionais ainda dependem do estabelecimento de protocolos para a retomada das atividades nas escolas. “A nossa decisão do não retorno presencial é não havendo as devidas condições. Começa pela vacina, mas não termina com a vacina. Nós precisamos das vacinas e das escolas também cumprindo todos os protocolos”, destacou.

Janssen

Ainda sem data confirmada para chegar ao Brasil, o lote com 3 milhões de vacinas contra Covid-19 da Janssen tem prazo de validade até o dia 27 de junho – ou seja, daqui a menos de três semanas. A informação foi confirmada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em depoimento à CPI da Covid no Senado na terça-feira (8/6).

Esse é o lote que o ministro havia anunciado ter conseguido antecipar doses, junto à farmacêutica Johnson & Johnson, na última sexta-feira (4/6). A expectativa do governo Bolsonaro é que os imunizantes cheguem ao país na próxima semana, mas a confirmação da data ainda depende do aval da agência reguladora dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?