metropoles.com

Sinpro cobra aprovação de projeto que reajusta salários de professores do DF

Última sessão da CLDF antes do recesso parlamentar de julho não votou o projeto de lei que motivou o fim da greve da categoria, em maio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Sinpro-DF
Sinpro na CLDF
1 de 1 Sinpro na CLDF - Foto: Divulgação/Sinpro-DF

A não aprovação do projeto de lei (PL) que reajusta o salário dos professores na última sessão da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) antes do recesso parlamentar de julho, realizada na noite de terça-feira (27/6), frustrou a expectativa da categoria e de parlamentares.

O PL que selou o acordo entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) foi fundamental para o término da greve, que durou 22 dias em maio.

Segundo o Sinpro, o GDF informou que o projeto de lei para a incorporação das gratificações de atividades Pedagógica (Gaped) e de Suporte Educacional (Gase) aos vencimentos da categoria do magistério público só será enviado para aprovação da Casa no dia 10 de julho.

Com isso, a apreciação do PL só será feita no segundo semestre. O GDF garante, entretanto, que a incorporação da primeira parcela, de 5% das gratificações, está confirmada para outubro.

2 imagens
Categoria compareceu na última sessão ordinária da CLDF do 1º semestre de 2023
1 de 2

Sinpro cobra PL da Incorporação da Gaped/Gase

Divulgação/Sinpro-DF
2 de 2

Categoria compareceu na última sessão ordinária da CLDF do 1º semestre de 2023

Divulgação/Sinpro-DF

“O Sinpro esteve nesta e na última semana na Câmara Legislativa, conversamos com o Colégio de Líderes, conversamos com o presidente da Casa, e estava tudo certo para que os projetos fossem aprovados nessa terça-feira, sem emendas. Mas a Secretaria de Educação não fez a parte dela. A categoria está vigilante, mobilizada, e seguiremos cobrando do governo o cumprimento de todas as propostas apresentadas para a suspensão da greve”, informou a Comissão de Negociação do Sinpro.

A reportagem procurou a assessoria da pasta e aguarda retorno.

Segundo o Sinpro, o GDF justificou que a Secretaria de Educação encaminhou a minuta dos PLs à Secretaria de Planejamento com cálculos inconclusos. Por esse motivo, o projeto ficou impossibilitado de ser votado pela CLDF ainda no primeiro semestre do ano.

Votação

Além da Gaped/Gase, as outras pautas negociadas que dependem de aprovação de projeto de lei também ficarão para o segundo semestre. São elas: ampliação do tempo de coordenação pedagógica para quem tem carga horária de 20 horas; aproximação das tabelas PQ1, PQ2 e PQ3; incorporação do auxílio-saúde ao vencimento de quem aposentou sem paridade; garantia em lei de intervalo de 15 minutos durante a regência; e recesso ampliado para servidores das unidades administrativas e pedagógicas.

“A categoria suspendeu a greve com o acordo assinado e está repondo aulas aos sábados. Os professores vão repor duas semanas de aula em julho e, lamentavelmente, o governo não encaminhou o projeto de lei”, disse o deputado Gabriel Magno (PT).

O deputado Fábio Félix (Psol) também criticou a atitude do governo em relação aos professores. “Acompanhamentos de perto a greve de uma das mais maltratadas dentre as 33 carreiras do GDF. O ganho na greve foi mínimo e é uma falta de respeito com os professores a gente não estar votando esse projeto hoje”, disse.

Compromisso

O líder do governo na Casa, deputado Robério Negreiros (MDB), anunciou aos colegas o compromisso do governo de que o projeto será enviado no mês que vem.

“Não é um projeto simples, é um projeto complexo. O tempo foi muito exíguo. Mas como líder do governo, coloco o compromisso do GDF de protocolar o projeto no dia 10 de julho”, acrescentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?