metropoles.com

Sinpol investe pesado e contrata ex-ministro do STF para defender a categoria por R$ 280 mil

Carlos Ayres Britto terá como missão acompanhar o texto que trata da alteração da nomenclatura do agente policial de custódia, e acaba por estabelecer sua lotação na Polícia Civil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nelson Jr/STF
Ayres britto
1 de 1 Ayres britto - Foto: Nelson Jr/STF

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) investiu pesado e contratou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, por R$ 280 mil, para defender os interesses da categoria na Corte. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3/3), durante assembleia que contou com a presença dos agentes policiais de custódia, envolvidos na decisão judicial que determinou a transferência dos servidores para o sistema penitenciário do DF.

A missão de Ayres Britto será acompanhar a ação declaratória de constitucionalidade da Lei 13.064/14 (ADC 40). O texto trata da alteração da nomenclatura do agente policial de custódia, e acaba por estabelecer sua lotação na Polícia Civil. A constitucionalidade dessa lei foi questionada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A intenção é transferir esses policiais para a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), medida condenada pelo sindicato da categoria.

Com a experiência de Ayres Brittos, o Sinpol espera que o pedido liminar de suspensão da ação civil pública movida pelo MPDFT seja decidido de forma favorável à categoria. Na avaliação do sindicato, a transferência dos agentes policiais de custódia dificultaria ainda mais o trabalho da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) e da Divisão de Capturas e Polícia Interestaduais (DCPI) que já atuam no limite de suas capacidades.

Outros servidores terão que realizar o trabalho defasado, caso a cessão aconteça. Além da possibilidade de desvio de função, a medida prejudicaria ainda mais o quadro de pessoal na Polícia Civil do DF (PCDF), que tem hoje um déficit de cerca de 4 mil policiais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?