Sinpol-DF celebra 35 anos e homenageia mulheres no combate à violência
O Sinpol entregou medalha a agentes, delegadas, autoridades e jornalistas. Repórter do Metrópoles, Isadora Teixeira recebeu a condecoração
atualizado
Compartilhar notícia
O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) homenageou mulheres que atuam e promovem o combate à violência contra a mulher, durante evento de celebração dos 35 anos da entidade, nessa quarta-feira (13/12).
Policiais civis, autoridades governamentais, parlamentares e representantes de entidades de classe receberam a Medalha Sinpol do Mérito Policial Civil, no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A medalha é uma honraria concedida em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade e à segurança pública.
As equipes das unidades da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e das Seções de Atendimento à Mulher (SAM) tiveram destaque na solenidade pelo trabalho de acolhimento das vítimas e de investigação para elucidação de crimes.
“Hoje, nosso encontro não apenas enaltece a notável trajetória do Sinpol-DF durante essas três décadas e meia, mas também presta uma homenagem justa e merecida às mulheres que desempenham papéis fundamentais em nossa sociedade. São mulheres que lutam contra a impunidade dos covardes”, disse o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas.
A secretária-geral do Sinpol-DF, Luana de Ávila, destacou que as mulheres estão cada vez mais presentes em espaços historicamente ocupados por homens. “Estamos presentes em espaços antes inacessíveis e entregamos resultados com excelência. Enfrentamos desafios diários, às vezes em jornada mais que dupla. A nossa participação na sociedade não é apenas cor-de-rosa”, enfatizou.
O Sinpol-DF também condecorou jornalistas pelo comprometimento e responsabilidade com a informação e por promoverem, por meio da divulgação de notícias, o combate à violência contra a mulher. As repórteres Isadora Teixeira, do Metrópoles; Rita Yoshimine, da TV Globo; Williane Rodrigues, da Record TV; e Darcianne Diogo, do Correio Braziliense, receberam a honraria.
As 32 vítimas de feminicídio no DF, em 2023, foram lembradas no evento. A agente de polícia Valderia da Silva Barbosa, assassinada de forma brutal pelo ex-companheiro no mês de agosto, recebeu homenagem póstuma, entregue a familiares.
A diretoria do Sinpol-DF esteve no evento, que contou também com a presença do delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho; o delegado de polícia Ricardo Villafane, representando a Celina Leão, vice-governadora do DF; a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira; a deputada federal Erika Kokay (PT); e a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo-DF), Cláudia Alcântara.