Sindicatos do DF fazem evento de incentivo à doação de sangue
A campanha ocorre no Dia do Trabalhador (1º/5) e terá transmissão pelas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
Sindicatos e associações do Distrito Federal vão lançar, durante o Dia do Trabalhador (1º/5), uma campanha em parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), com a finalidade de aumentar a doação de sangue. Em decorrência da pandemia da Covid-19, os estoques de sangue na capital estão baixos e até mesmo críticos, para alguns tipos sanguíneos.
O evento terá transmissão nas redes sociais e ocorre das 9h às 12h. A iniciativa faz parte de ações feitas em conjunto com o GDF, no comitê Todos Contra a Covid.
O vice-governador Paco Britto comemorou a iniciativa e lembrou o desabastecimento no estoque de sangue do Hemocentro. “Temos que ter compaixão com o próximo, por isso, peço que doem sangue. Eu, como diabético, não posso fazê-lo, infelizmente. Doar é um gesto de amor ao próximo”, concluiu no lançamento do projeto.
O movimento de doadores em fevereiro, por exemplo, apresentou uma queda de 12% em relação a janeiro deste ano.
Presente também ao evento, a diretora-presidente do Hemocentro, Bárbara de Jesus Simões, agradeceu a adesão dos representantes dos trabalhadores. “Tanto esforço é um gesto de amor e aprendizado. As pessoas não podem esperar. Que esse movimento cresça e se estenda”, finalizou.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e estar com boa saúde. Quem fez algum procedimento estético, passou por cirurgia ou algum tipo de endoscopia, ficou doente e/ou fez uso de medicamentos recentemente deve consultar o site do Hemocentro para saber se está impedido de doar.