metropoles.com

Sindicatos aprovam hospedagem de servidores da Saúde em hotéis

Presidentes de SindSaúde e Sindmédico reconhecem que anúncio feito por Ibaneis amenizará estresse dos profissionais que combatem coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

As duas principais entidades que representam os servidores da Saúde no Distrito Federal aprovaram a medida anunciada nesta quarta-feira (08/04) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) de hospedar em hotéis os profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Os presidentes do Sindicato dos Empregados em Entabelecimentos de Saúde (SindSaúde) e do Sindicato dos Médicos (Sindmédico) reconheceram que a alternativa tranquiliza tanto servidores quanto os familiares deles. E leva mais segurança aos profissionais.

“Muitos servidores ficam receosos de voltar para casa e ter contato com as famílias. Outros, já estão isolados sozinhos, enquanto a família está em outro endereço”, lembra a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Para ela, a opção da hospedagem temporária em um hotel, que seja mais perto do trabalho, com todo conforto para um descanso merecido, ameniza o estresse desses trabalhadores. “Esse gesto é um sinal de valorização e cuidado com o servidor da Saúde”, comentou a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues (foto em destaque).

De acordo com Gutemberg Fialho, presidente do Sindmédico, a maior parte da categoria representada por ele reivindicava a medida como forma de dar proteção aos parentes.

“É uma medida essencial, muito boa, mas que já chega atrasada. Desde o início da pandemia, já vínhamos alertando sobre isso, que sempre foi um pedido dos médicos. Uma pesquisa interna feita por nós revela que 78% da categoria solicitava a hospedagem em hotéis”, disse ele ao Metrópoles.

Uma pesquisa on-line feita realizada pela entidade revela que, até agora, 75.1% dos médicos têm procurando alternativas para se hospedar em função da pandemia da Covid-19. Outros 24.9% disseram não ter pensado no assunto ainda.

Além disso, 62,8% da categoria disse que pretende se hospedar fora de casa durante o período da pandemia. Outros 36% disseram que “apenas nos dias de plantão”.

A pesquisa é contínua e será finalizada quando os mais de 3 mil médicos cadastrados acessarem o questionamento.

Pacote de medidas

Conforme declaração do governador Ibaneis Rocha, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais profissionais que atuam no combate à Covid-19 terão acesso a diárias em instalações próximas aos hospitais que são referência no tratamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus, como o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

O objetivo é preservar a saúde dos familiares dos servidores da saúde.

A medida faz parte de um pacote para os funcionários públicos da área, programado para ser lançado nesta quarta. As secretarias da Saúde, de Economia e de Turismo articularam as ações, que incluem assistência psicológica e prioridade desses servidores na testagem para diagnóstico da doença.

“Estas ações têm como principal objetivo reforçar a importância desses verdadeiros guerreiros, que sacrificam suas vidas e o convívio com suas famílias para salvar vidas”, disse o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo Filho.

Secretário de Economia, André Clemente afirmou que o profissional de saúde está à frente da luta contra o coronavírus e “deve ter toda a atenção do Governo do DF”.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?