metropoles.com

Sindicato usará app para saber se academias do DF estão seguindo protocolo

Plataforma será atualizada pelos próprios usuários e empresários. Ferramenta deve ser disponibilizada já a partir da próxima terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
academia4
1 de 1 academia4 - Foto: Vinícius Santa Rosa / Metrópoles

Após mais de três meses de paralisação, as academias do Distrito Federal estão autorizadas a retomar as atividades a partir da próxima terça-feira (07/07). O retorno, contudo, terá uma série de novidades aos usuários.

Entre as iniciativas, o Sindicato das Academias do DF (Sindac) prepara um aplicativo para que os frequentadores denunciem condutas em desacordo com o protocolo elaborado pelo Executivo local para as unidades.

Ao Metrópoles, a presidente do Sindac, Thais Yeleni Ferreira, afirmou que a plataforma também será usada pela entidade para se manter atualizada sobre a rotina das academias.

“A empresa fará o check-list do que já está implementado, mandando foto ou vídeos dos procedimentos. Já o usuário poderá confirmar se o protocolo está sendo seguido”, explicou a representante.

A expectativa é de que o app já esteja em funcionamento a partir da data que marca o retorno das academias.

“Momento extremo”

A categoria se mostrou aliviada com o relaxamento das restrições impostas pelo Executivo local. “Esse retomada ocorreu em momento extremo. O setor enfrenta uma crise sem precedentes e essa decisão do GDF foi fundamental para garantir a continuidade das operações, com segurança”, avaliou Thais.

Juntamente com o GDF, o Sindac também irá fiscalizar os estabelecimentos comerciais. Os profissionais do setor e proprietários já estão sendo orientados sobre o novo protocolo, conforme garante a entidade que representa o segmento.

“O profissional já está familiarizado com protocolos, são altamente qualificados. O protocolo entregue por nós tem por molde os adotados em países que já retomaram as atividades e é validado por um infectologista da Universidade de São Paulo (USP)“, assegura Thais.

Nova rotina

Conforme determinado pelo Executivo em decreto, para evitar a proliferação do novo coronavírus, as unidades devem seguir protocolos e medidas de segurança estabelecidos em decreto publicado.

Os equipamentos devem manter o distanciamento mínimo de dois metros. Estão proibidos o funcionamento dos bebedouros, dos chuveiros e as aulas coletivas. Todos os alunos, bem como professores, devem usar máscara de proteção facial.

3 imagens
Estão proibidos o funcionamento dos bebedouros, dos chuveiros e as aulas coletivas. Todos os alunos, bem como professores, devem usar máscara de proteção facial.
Também está proibido o contato físico em atividades desportivas
1 de 3

Academias devem seguir protocolos sanitários, inclusive de distanciamento social

Daniel Ferreira/METROPOLES
2 de 3

Estão proibidos o funcionamento dos bebedouros, dos chuveiros e as aulas coletivas. Todos os alunos, bem como professores, devem usar máscara de proteção facial.

Daniel Ferreira/METROPOLES
3 de 3

Também está proibido o contato físico em atividades desportivas

Vinicius Santa Rosa/Metrópoles
Segurança em primeiro lugar

Os estabelecimentos devem fechar até duas vezes por dia por pelo menos 30 minutos para limpeza geral e desinfecção dos ambientes.

Toalhas de papel e produto específico de higienização para os clientes usarem durante os treinos devem ser disponibilizados.

O espaço em que cada cliente deve se exercitar nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas, respeitando o limite de distanciamento, precisa ser delimitado com fita.

Também está proibido o contato físico em atividades desportivas. As modalidades como as lutas, danças e similares, devem ser realizadas considerando-se estratégias “pedagógicas alternativas que não exijam o contato entre os alunos”.

O decreto estabelece a suspensão da utilização de catracas e pontos eletrônicos com biometria. Ainda de acordo com o documento, as academias precisam eliminar o compartilhamento de equipamentos como alteres, caneleiras, barras, colchonetes, máquinas e similares. O estabelecimento precisa fazer a higienização ao fim de cada utilização e antes do início das atividades.

Confira o decreto na íntegra: 

Edição extra do DODF by Leonardo Meireles on Scribd

Outras atividades foram liberadas, como escolas, bares e restaurantes, em diferentes datas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?