metropoles.com

Sindicato quer criação de acordo coletivo para funcionários do Iges-DF

Reunião entre representantes de funcionários e da direção do instituto foi realizada na manhã desta quinta-feira (13/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Hospital de Base
1 de 1 Hospital de Base - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Representantes do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) estiveram reunidos, nesta quinta-feira (13/1), com diretores do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF) para da primeira rodada de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos funcionários da entidade.

De acordo com o SindSaúde, o Iges-DF apresentará uma contraproposta até 21 de janeiro e já ficou marcado para o próximo dia 24 a segunda mesa de negociação. Uma nova assembleia está convocada para analisar o texto, em 27 de janeiro, no Hospital de Base.

“O Acordo Coletivo de Trabalho é a certeza do funcionário de que os seus direitos estão protegidos e serão executados. O Iges-DF precisa compreender que seus funcionários são a base para que as unidades hospitalares e as UPAs funcionem de forma eficaz e assertiva”, destacou Marli Rodrigues, presidente do sindicato.

Representaram o Iges-DF na reunião a gerente-geral de pessoas, Elaine Silvestre, e a advogada da consultoria jurídica do instituto, Raquel Candida Braga.

A assessoria de imprensa do Iges-DF foi acionada pelo Metrópoles, mas não havia se pronunciado sobre o tema até a publicação da reportagem. O conteúdo poderá ser atualizado se houver manifestação do instituto.

Iges-DF abre inscrições para contratação de novos médicos

Valorização

A representante dos recursos humanos do instituto enfatizou as dificuldades financeiras encontradas pelo Iges e sinalizou uma negativa no que diz respeito a reajuste salarial.

Para a presidente Marli, não se pode esquecer que os funcionários também devem ser priorizados e valorizados pelo instituto.

“O Iges não pode colocar a conta das dívidas do Instituto nas costas dos trabalhadores. São pais e mães de família que merecem e precisam de algum tipo de reconhecimento financeiro, sobretudo durante a pandemia da Covid-19 que ainda não acabou. Entendemos as dificuldades, mas não sairemos desta negociação sem algum tipo de reajuste. É digno e justo”, garantiu Marli.

O texto ainda está em negociação por ambas as partes e só estará valendo após a celebração com assinatura do diretor-presidente do Iges-DF, Gislei Oliveira.

Entre as cláusulas da minuta do ACT estão o recesso de final de ano, adicional de insalubridade, novo piso salarial, a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, banco de horas, mudança de lotação, folga no aniversário, entre outros.

“A nossa luta é para que este ACT seja celebrado ainda neste mês de janeiro, por isso a importância do envolvimento dos trabalhadores, para que juntos demonstrem para a diretoria do Instituo o quão necessário é a celebração deste acordo de forma breve e que atenda a maioria das cláusulas apresentadas”, afirmou Marli Rodrigues.

Veja a minuta:

minuta_igesdf-2021-2022 (1) by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?