metropoles.com

Sindicato pede vacina para 3,5 mil vigilantes de escolas e bancos no DF

GDF prometeu reforçar vacinação da categoria e passará a reservar 3 mil doses a cada repasse ao DF. Sindicato quer grupo como prioridade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno / Metrópoles
Vacinação
1 de 1 Vacinação - Foto: Gustavo Moreno / Metrópoles

Após o anúncio de que o Governo do Distrito Federal (GDF) vai começar a vacinação contra Covid-19 dos vigilantes que atuam em bancos e escolas, o Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesv-DF) declarou que a categoria tem 3.540 profissionais de vigilância nesses estabelecimentos no Distrito Federal.

Pelos cálculos do sindicato, a vacina ainda não chegou para 1.540 vigilantes de escolas. Nos bancos públicos, 1.500 não foram imunizados. Nas instituições bancárias é preciso proteger outros 500 profissionais da categoria, informou o Sindesv.

Desde o começo da pandemia, o sindicato registrou 58 mortes por Covid-19 de profissionais de vigilância. Vilmar Behnke, 55 anos, foi a vítima mais recente. Ele morreu nesta quarta-feira (16/6).

Desde o começo da pandemia, 2.700 vigilantes foram infectados. Desse total, 2.069 se recuperaram. Ou seja, 573 ainda estão com a doença e buscam a cura.

Os vigilantes não foram incluídos no grupo prioritário de vacinação. Pontualmente, o GDF vacinou 3 mil indivíduos na saúde e 200 pessoas da proteção de serviços aeroportuários foram escaladas.

Outros vigilantes foram vacinados por faixa etária e comorbidades, mas o número não foi tabulado. O sindicato encaminhou ao governo uma lista completa de todos profissionais de vigilância trabalhando no DF.

Nova promessa

Após o registro da 58ª morte de vigilante no DF, o governador Ibaneis Rocha (MDB) prometeu retomar a imunização da categoria.

A promessa foi feita ao presidente da Câmara Legislativa (CLDF), deputado distrital Rafael Prudente (MDB), ao líder do governo na Casa, Hermeto (MDB), e ao deputado Robério Negreiros (PSD).

Inicialmente serão vacinados os vigilantes de escolas e bancos, com a campanha de imunização de professores de escolas públicas e de bancários.

O GDF vai reservar para os vigilantes 3 mil doses de vacinas a cada nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde para o DF. Segundo o governo, o DF tem 18 mil vigilantes com carteira assinada.

Grupo prioritário

O sindicato defende que esses profissionais devem ser incluídos definitivamente no grupo prioritário de vacinação. Para a associação, a vacinação da categoria é uma medida de proteção benéfica para toda a população do DF.

A associação de classe pede para que os vigilantes busquem a imunização completa. Muitos não buscaram os postos e alguns tomaram a primeira dose e ignoraram a segunda.

Repercussão

Após a nova decisão do GDF, Rafael Prudente comemorou. “Chegou o reconhecimento desses profissionais que atuam na linha de frente para atender a população. Eles precisam ser protegidos”, destacou.

Por outro lado, Chico Vigilante (PT), em sintonia com o sindicato, defende a inclusão oficial dos vigilantes no grupo prioritário da vacinação no Brasil. O parlamentar inclusive enviou uma solicitação para o Ministério da Saúde.

Sputnik

Vigilante conversou com Ibaneis. O distrital sugeriu a compra da vacina Sputnik V. O DF faz parte do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), criado com o objetivo de adquirir imunizantes.

Segundo o parlamentar, o governador aguarda a possível revisão do limite de compra na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o distrital, o percentual de aquisição atual é muito baixo.

“A situação dos vigilantes ainda está muito complicada. E ainda há a possibilidade de perder vidas. Perdemos vigilantes no Senado Federal, Câmara Federal, ministérios, inclusive no da Saúde”, alertou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?