Sindicato pede prevenção à violência após paciente tentar matar servidora em UBS
Paciente foi presa por tentar matar técnica de enfermagem em UBS de Samambaia. Sindicato cita humilhações de categoria e pede ações
atualizado
Compartilhar notícia
O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) emitiu nota após uma paciente tentar matar uma técnica de enfermagem, na manhã desta quinta-feira (20/7), na Unidade Básica de Saúde (UBS) 12, em Samambaia. A categoria pede ações de prevenção contra violência e cita as humilhações contra os profissionais de saúde.
“Esses episódios de violência precisam acabar. Nossa categoria está cansada e adoecida. As agressões físicas e as verbais trazem efeitos negativos à saúde dos trabalhadores como tristeza, raiva, desapontamento, medo, e perda da satisfação com o trabalho.”
A nota também levanta o debate sobre a precarização do trabalho, dizendo que essa situação atual de falta de condições adequadas para o exercício da profissão também trazem como reflexo casos de violência. “São necessárias iniciativas de prevenção à violência, como ações educativas, segurança para as profissionais que sofreram violência e responsabilização dos agressores. Basta de violência contra a enfermagem!”
O Sindicato dos Enfermeiros ainda alerta que “a agressão aos profissionais de saúde ambiente de trabalho não agilizará nenhum atendimento”. “A enfermeira ou o enfermeiro não podem fazer nada para agilizar o seu atendimento. Existe um protocolo que precisa ser seguido”, finaliza.
O caso
Uma jovem de 20 anos foi presa em flagrante pela Polícia Militar (PMDF) após tentar matar uma técnica de enfermagem e ferir um segurança na UBS 12 de Samambaia. A paciente ficou furiosa em razão da suposta demora em receber a aplicação de um contraceptivo.
A mulher já tinha feito ameaças há cerca de um mês, quando foi à unidade para receber uma injeção. Na ocasião, ela ameaçou uma técnica de enfermagem devido à demora no atendimento. No mês seguinte, a paciente retornou para receber a medicação, levou uma faca e uma tesoura, e aguardou ser chamada para o atendimento.
Segundo uma fonte ouvida, a jovem estava decidida a matar a técnica de enfermagem. “Tanto que a garota afirmou que só aceitava ser atendida pela profissional que ela havia ameaçado no mês passado. A gerência determinou que outra técnica a atendesse, e a paciente ficou furiosa”, disse.
Tentativa de homicídio
Quando estava na UBS, a jovem viu a profissional que havia ameaçado e partiu para cima dela com a faca em punho. A técnica foi jogada no chão e, quando seria esfaqueada, um segurança interveio e evitou que a mulher fosse morta. Na briga para tentar desarmar a mulher, o segurança levou uma facada em uma das mãos.
Equipes da PM foram acionadas e conseguiram prender a paciente ainda dentro da UBS. Ela foi levada para a delegacia, onde está sendo lavrado o flagrante de tentativa de homicídio. Funcionários da unidade também foram à delegacia para prestar depoimento.