metropoles.com

Sindicato pede prevenção à violência após paciente tentar matar servidora em UBS

Paciente foi presa por tentar matar técnica de enfermagem em UBS de Samambaia. Sindicato cita humilhações de categoria e pede ações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Homem segura faca apreendida com mulher
1 de 1 Homem segura faca apreendida com mulher - Foto: Reprodução

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) emitiu nota após uma paciente tentar matar uma técnica de enfermagem, na manhã desta quinta-feira (20/7), na Unidade Básica de Saúde (UBS) 12, em Samambaia. A categoria pede ações de prevenção contra violência e cita as humilhações contra os profissionais de saúde.

“Esses episódios de violência precisam acabar. Nossa categoria está cansada e adoecida. As agressões físicas e as verbais trazem efeitos negativos à saúde dos trabalhadores como tristeza, raiva, desapontamento, medo, e perda da satisfação com o trabalho.”

A nota também levanta o debate sobre a precarização do trabalho, dizendo que essa situação atual de falta de condições adequadas para o exercício da profissão também trazem como reflexo casos de violência. “São necessárias iniciativas de prevenção à violência, como ações educativas, segurança para as profissionais que sofreram violência e responsabilização dos agressores. Basta de violência contra a enfermagem!”

O Sindicato dos Enfermeiros ainda alerta que “a agressão aos profissionais de saúde ambiente de trabalho não agilizará nenhum atendimento”. “A enfermeira ou o enfermeiro não podem fazer nada para agilizar o seu atendimento. Existe um protocolo que precisa ser seguido”, finaliza.

O caso

Uma jovem de 20 anos foi presa em flagrante pela Polícia Militar (PMDF) após tentar matar uma técnica de enfermagem e ferir um segurança na UBS 12 de Samambaia. A paciente ficou furiosa em razão da suposta demora em receber a aplicação de um contraceptivo.

A mulher já tinha feito ameaças há cerca de um mês, quando foi à unidade para receber uma injeção. Na ocasião, ela ameaçou uma técnica de enfermagem devido à demora no atendimento. No mês seguinte, a paciente retornou para receber a medicação, levou uma faca e uma tesoura, e aguardou ser chamada para o atendimento.

Segundo uma fonte ouvida, a jovem estava decidida a matar a técnica de enfermagem. “Tanto que a garota afirmou que só aceitava ser atendida pela profissional que ela havia ameaçado no mês passado. A gerência determinou que outra técnica a atendesse, e a paciente ficou furiosa”, disse.

3 imagens
Momento de prisão da jovem de 20 anos
Ela foi levada da UPA por policias militares
1 de 3

Faca apreendida com mulher que invadiu UBS

Reprodução
2 de 3

Momento de prisão da jovem de 20 anos

Reprodução/Redes Sociais
3 de 3

Ela foi levada da UPA por policias militares

 Tentativa de homicídio

Quando estava na UBS, a jovem viu a profissional que havia ameaçado e partiu para cima dela com a faca em punho. A técnica foi jogada no chão e, quando seria esfaqueada, um segurança interveio e evitou que a mulher fosse morta. Na briga para tentar desarmar a mulher, o segurança levou uma facada em uma das mãos.

Equipes da PM foram acionadas e conseguiram prender a paciente ainda dentro da UBS. Ela foi levada para a delegacia, onde está sendo lavrado o flagrante de tentativa de homicídio. Funcionários da unidade também foram à delegacia para prestar depoimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?