Sindicato e CEB se reúnem no TRT para tentar acordo nesta quinta
Funcionários entraram em greve e não aceitaram proposta da companhia. Se estatal fizer contraproposta, categoria promoverá nova assembleia
atualizado
Compartilhar notícia
Dirigentes do Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal (STIU-DF) e da Companhia Energética de Brasília (CEB) se reúnem, na manhã desta quinta-feira (05/12/2019), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), para buscarem uma solução quanto ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/20. O STIU-DF informou que pode convocar uma assembleia ainda para esta quinta, caso a empresa apresente uma contraproposta.
Conforme informou a coluna Grande Angular, do Metrópoles, funcionários da CEB recusaram nesta quarta (04/12/2019) proposta feita pela direção da empresa e a greve que já dura dois dias continua.
A companhia tentou acabar com o tíquete-peru (bonificação natalina que dobra o valor do tíquete normal) e reduzir de 100% para 75% o reembolso de medicamentos para tratamento de doenças crônicas.
A proposta também condicionou a participação nos lucros à saúde financeira da estatal e reduziu drasticamente os auxílios babá, creche e escola, que atualmente são pagos até os dependentes dos empregados completarem 24 anos.
Atualmente, a CEB reúne 914 funcionários e chega a ter salários de até R$ 42 mil em sua folha de pagamento.
Mesmo sendo uma estatal deficitária, a companhia paga até hoje Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Neste ano, foram distribuídos R$ 2,8 milhões a título de PLR. O valor é referente às negociações feitas ainda em 2018.