metropoles.com

Sindicato do DF cobra vacinação após mais três mortes de vigilantes

Categoria enviou um ofício ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), argumentando a necessidade da imunização rápida da categoria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
vigilante
1 de 1 vigilante - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Após o aumento de mortes de vigilantes nas últimas duas semanas, o Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal (Sindesv-DF) encaminhou um ofício ao governador Ibaneis Rocha (MDB) pedindo que a categoria tenham prioridade na vacinação contra a Covid-19 no DF. Nesta quinta-feira (25/3), foram confirmadas mais três mortes em decorrência da doença entre esses profissionais.

Segundo o documento, que também foi encaminhado ao presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rafael Prudente (MDB), estão expostos ao novo coronavírus e precisam ser imunizados tanto os vigilantes quanto os profissionais que transportam valores, representados pelo Sindicato dos Empregados de Transporte de Valores (SindValores).

O texto argumenta que o vigilante é “a primeira pessoa à frente de qualquer órgão público ou privado a ter contato com o usuário”. Já aqueles que transportam valores estão “em contato diário com caixas eletrônicos, locais altamente contaminantes”.

Confira o documento: 

Ofício Sindesv by Metropoles on Scribd

Para o Sindesv-DF, a confirmação de mais três mortes de vigilantes no DF, totalizando 35 desde o início da pandemia, é exemplo da necessidade de uma atenção maior do poder público. Segundo as contas do sindicato, o número de casos entre os profissionais do setor chegou a 2.100.

A mais recente vítima é Tarcísio Oliveira Queiroz, 54 anos. Ele ficou internado no Hospital Maria Auxiliadora, mas não resistiu à doença e morreu na noite dessa quarta-feira (24/3). Ele deixa esposa e filhos.

Confira os números da Covid na categoria:

2 imagens
1 de 2

2 de 2

Espanto com aumento repentino

O grande aumento de mortes de companheiros de profissão assusta Gilmar Rodrigues, diretor de comunicação do Sindesv-DF. “Antes, a média era de dois por mês. Eu acredito que a explicação seja o aumento dos casos de maneira geral na população”, comenta.

Segundo o líder sindical, a categoria vinha enfrentando menos casos nos últimos meses graças à vacinação daqueles que trabalham em hospitais (foto em destaque) e postos de saúde do DF. “Dos 20 mil em Brasília, 3 mil foram vacinados. Isso é 15% do total. Da saúde mesmo, não morreu mais nenhum”, diz, com alívio.

Para Gilmar Rodrigues, o caminho para evitar o aumento dos casos é a informação. “Estamos distribuindo máscaras, andando nos postos e orientando no local de trabalho sobre as medidas de proteção”, acrescenta.

Na lista de prioridade em 15 dias

Em vídeo publicado em suas redes sociais nesta tarde, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) afirmou ter conversado nesta quinta-feira com o governador Ibaneis Rocha sobre a necessidade de incluir vigilantes – categoria a qual representa – e garis na fila de prioridade de imunização contra a Covid-19 no DF.

Segundo o distrital, durante o contato telefônico, o governador lhe garantiu que esses profissionais estarão no próximo grupo a ser imunizado: a inclusão deve ser feita em até 15 dias, com a entrega de mais vacinas ao DF pelo Ministério da Saúde.

Confira a publicação do deputado: 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?