metropoles.com

Sindicato denuncia situação precária no Hmib: “Ambiente insalubre”

SindEnfermeiro constatou que condições do Hmib colocam em risco vidas de pacientes e servidores, devido à falta de insumos e ar-condicionado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
HMIB
1 de 1 HMIB - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) constatou diversas irregularidades no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) durante vistoria à unidade de saúde, nessa quarta-feira (22/11), e classificou o ambiente como “insalubre”.

Na visita, os fiscais verificaram que o hospital está com o ar-condicionado central do bloco materno infantil em manutenção. Além disso, a situação precária em que se encontra o hospital, segundo a entidade, coloca em risco a vida de pacientes e servidores.

No início desta semana, o Metrópoles noticiou que médicos, enfermeiros e pacientes passavam mal em razão do calor em algumas áreas do hospital. Diretora do SindEnfermeiro-DF, Úrsula Batista afirma que o sindicato havia recebido uma denúncia sobre superaquecimento no Centro Obstétrico e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hmib.

Depois, ao visitarem a unidade de saúde, constataram mais irregularidades. “O ambiente está insalubre”, destacou Úrsula. No centro obstétrico, além do problema com a falta de ar- condicionado, foi necessário abrir um espaço improvisado, com berços aquecidos, para manter vivos os bebês que esperam por vaga na UTI neonatal.

A parte de energia de todo o hospital também é considerada precária; além disso, as paredes do hospital apresentam mofo, e os banheiros estão com azulejos quebrados. “Houve, inclusive, acidentes de trabalho no hospital, na semana passada, em decorrência da precarização da rede elétrica do hospital”, comentou a diretora Nayara Jéssica.

Confira:

5 imagens
Banheiros estão sem azulejos em alguns pontos
Rede elétrica está precária, segundo o sindicato
Banheiro sem azulejos na parede
Cadeiras de atendimento sem estofado
1 de 5

Espaço para manter recém-nascidos foi improvisado no centro obstétrico

Divulgação/SindEnfermeiros-DF
2 de 5

Banheiros estão sem azulejos em alguns pontos

Divulgação/SindEnfermeiros-DF
3 de 5

Rede elétrica está precária, segundo o sindicato

Divulgação/SindEnfermeiros-DF
4 de 5

Banheiro sem azulejos na parede

Divulgação/SindEnfermeiros-DF
5 de 5

Cadeiras de atendimento sem estofado

Divulgação/SindEnfermeiros-DF

 

 

Fora os problemas na estrutura do Hmib, faltam insumos e medicamentos, como luvas cirúrgicas, algodão e o remédio ibuprofeno — analgésico e anti-inflamatório indicado para alívio de dores e febre.

“O hospital está sem algodão, as puérperas [mães no período pós-parto] que estão no alojamento conjunto não têm sulfato ferroso nem ibuprofeno. E estamos com um problema muito grave, que é a falta de luvas cirúrgicas. Isso gera uma série de complicações pelo risco de infecção hospitalar”, alertou Úrsula.

A diretoria do sindicato constatou que o risco de infecção hospitalar se prolifera ainda na UTI neonatal, onde há 15 bebês infectados pela bactéria serratia e iminência de mais contaminações.

“É muito grave, a situação. O sindicato vai cobrar providências da gestão da Secretaria de Saúde. Também estivemos em contato com o pessoal da direção do hospital para tratar desse assunto e exigir que seja resolvida o mais rapidamente possível essa questão, principalmente a do ar-condicionado central”, enfatizou Nayara Jéssica.

Soluções

Procurada pela reportagem do Metrópoles, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que a empresa de manutenção do ar-condicionado central do Hmib vai entregar um novo motor para o equipamento. “Salientamos que todas as providências têm sido tomadas para que a situação seja resolvida o quanto antes”, comunicou.

A pasta acrescentou que a unidade de saúde passa por revitalizações em diversas áreas, como centro obstétrico e banheiros. “As salas de pré-parto e pós-parto, triagem e consultórios passaram por reorganização e tiveram os espaços ampliados. E a manutenção predial tem sido realizada para sanar problemas como paredes mofadas e infiltrações”, detalhou em nota.

A secretaria também afirmou que toda a rede elétrica passou por verificação e, caso haja algum problema pontual, será resolvido o mais rápido possível. “E, em relação à falta de luvas cirúrgicas, algodão e medicamento ibuprofeno, a pasta esclarece que não procede, uma vez que todos esses itens estão com estoque regular na rede”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?