metropoles.com

Sindicato chama de “piada” alegações do Metrô-DF sobre negociações

Entidade afirmou, em nota, que tem tentado negociar, mas a companhia não “cumpre acordos”. Paralisação já dura 26 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
DF na real, Metro. Brasília(DF), 12/10/2018
1 de 1 DF na real, Metro. Brasília(DF), 12/10/2018 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (Sindmetrô-DF) acusou a direção da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) de não negociar o fim da greve, de não encaminhar documentação necessária à Justiça a fim de acabar com o movimento paredista e ainda chamou de “piada” a postura do presidente da empresa, Handerson Cabral Ribeiro.

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (27/05/2019), a entidade reagiu às colocações do gestor em dizer que o discurso do sindicato é “antagônico” ao que a diretoria vem apresentando nas últimas semanas.

Em uma paralisação que já dura 26 dias, os metroviários dispararam: “Ele fala que é lamentável a postura do sindicato em não negociar. Parece até piada. Quem cancelou várias reuniões foi o próprio Metrô, que se nega a negociar com o sindicato durante quatro meses”, diz o documento.

No documento, o Sindmetrô-DF afirma ainda que a categoria “não confia mais nas palavras dos gestores da empresa, que insistem em denegrir a imagem dos funcionários”.

Continuidade da greve
A categoria fez assembleia na noite desse domingo (26/05/2019), mas não foi discutido o fim da greve, que prossegue por tempo indeterminado.

Segundo o Metrô-DF, foi encaminhada proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2019, na íntegra, até 1° de abril de 2020, e de aumento de 4,67% no vale-alimentação e no reembolso da parcela do plano de saúde. Porém, a companhia alega que a sugestão nem sequer foi colocada em votação durante a assembleia.

Assim, foi divulgada a nota que provocou a reação da categoria nesta segunda. O Metrô-DF informou: “O posicionamento do Sindmetrô foi bastante antagônico ao discurso que sua diretoria vem apresentando nas últimas semanas”.

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, ainda completou: “É lamentável que a postura do Sindmetrô seja recorrente em não se interessar em negociar com a companhia, tendo conduzido a categoria para a deflagração prematura do movimento grevista”.

Confira a resposta do sindicato por meio de nota:

Greve dos metroviários by on Scribd

O Metrópoles entrou em contato com o Metrô-DF para repercutir a nota do sindicato, mas não havia recebido resposta até a última atualização desta reportagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?