metropoles.com

Shopping popular, autódromo, Cave, orla do lago. Como estão as PPPs do GDF

Na última reunião do Conselho Gestor das parcerias público-privadas, o governador e os principais secretários atualizaram os projetos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Orla do Lago Paranoá
1 de 1 Orla do Lago Paranoá - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (CGP) realizou reunião presencial no Palácio do Buriti na última terça-feira (20/10). Presidida pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), o encontro de cúpula reuniu 10 secretários e a representante da Procuradoria-Geral (PGDF).

O Diário Oficial (DODF) desta terça-feira (27/10) traz a ata das discussões, que confirmaram informações sobre as parcerias em andamento nos diferentes órgãos. Nem todos os projetos foram abordados, mas houve atualização das respectivas pastas.

O conselho aprovou, por exemplo, a abertura de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), primeiro passo para uma “Nova Orla do Lago Paranoá“. Por enquanto, o GDF lançou uma licitação de R$ 1,4 milhão para a recuperação do local. A Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) ficou encarregada do processo.

Para os restaurantes comunitários, a abertura de licitação para completa terceirização também foi aprovada pelo conselho. Mas o governador indicou que pretende construir mais duas unidades, sem indicar o local. Em setembro, Ibaneis anunciou um novo restaurante em Arniqueira.

Além disso, o secretário de Segurança Pública (SSP-DF), Anderson Torres, pediu mais tempo para estudar a PPP dos postos multiuso, que estava no portfolio da Sepe. O objetivo é usar o mesmo equipamento para melhorar o sinal de telecomunicações e instalar câmaras de videomonitoramento.

O complexo esportivo do CAVE/Guará foi confirmado aos cuidados da Secretaria de Esporte e Lazer, que assumirá o processo e terá de dar continuidade à busca de parcerias.

Na Secretaria de Mobilidade (Semob), o foco será a abertura de licitação para encontrar empresa que possa cuidar dos veículos apreendidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). Um primeiro projeto passou pelo Tribunal de Contas (TCDF) e voltou ao governo para análises.

Iluminação pública e autódromo

Perda de objeto. É a sentença definitiva para os estudos de parcerias na iluminação pública. Em julho, um decreto atribuiu o gerenciamento à Companhia Energética de Brasília (CEB); por isso, não há mais o que discutir para os próximos 30 anos.

A secretária de Esporte, Celina Leão, também pediu informações sobre o Autódromo Nelson Piquet, cuja pista está sem uso desde o fim de 2014. Atualmente, o espaço serve de albergue para a população de rua. Ibaneis confirmou que instruiu a Novacap em buscar uma solução interna, sem recorrer a uma eventual PPP.

5 imagens
O complexo do Cave/Guará ficará com a Secretaria de Esporte
DER-DF pode procurar parceiro para seu pátio de veículos apreendidos
Terracap vai ter uso recursos próprios para consertar o autódromo
Iluminação pública tem dona por 30 anos: a CEB
1 de 5

Restaurantes comunitários também terão PPP

André Borges/Especial Metrópoles
2 de 5

O complexo do Cave/Guará ficará com a Secretaria de Esporte

Lucas Magalhães/Especial Metrópoles
3 de 5

DER-DF pode procurar parceiro para seu pátio de veículos apreendidos

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

Terracap vai ter uso recursos próprios para consertar o autódromo

Daniel Ferreira/Metrópoles
5 de 5

Iluminação pública tem dona por 30 anos: a CEB

Pedro Ventura/Agência Brasília

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?