Setur inicia, em Planaltina, programa para fomentar turismo pelo DF
Projeto é política de governo baseada na promoção da economia criativa como propulsora da geração de emprego e renda à comunidade
atualizado
Compartilhar notícia
O programa itinerante “Turismo em Ação”, idealizado pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF), começou por Planaltina. A equipe da iniciativa dedicou a terça-feira (6/4) para revisitar os principais pontos turísticos e históricos da cidade e planejar, junto com lideranças comunitárias locais, iniciativas de fomento ao setor.
A criação da Rota de Planaltina, o planejamento para os 100 anos da Pedra Fundamental e o apoio, de forma integrada, para a revitalização da Casa do Artesão, foram algumas das ideias discutidas.
Segundo a Setur, a iniciativa dará mais capilaridade ao potencial turístico de Planaltina, a partir de uma política de governo baseada na promoção da economia criativa como propulsora da geração de emprego e renda à comunidade.
“É prioridade do nosso governo estruturar, capacitar e promover os atrativos turísticos das nossas Regiões Administrativas. E desde o primeiro dia de gestão, a nossa secretaria vem atuando de forma integrada para fazer com que os nossos serviços e programas cheguem de fato a todas as pessoas”, disse a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.
“É este o objetivo do Turismo em Ação, programa que estamos lançando em Planaltina, cidade única e imperdível de ser conhecida pelos seus atrativos históricos, arquitetônicos, parques, artesanato, entre tantos outros. Precisamos nos unir para criarmos, juntos, novas oportunidades de desenvolvimento para esta cidade e dar a ela o valor que merece. É este sentimento de valorização que nos move”, completa.
Valorização das atrações locais
A agenda de reuniões e visitas técnicas foi iniciada no Museu Histórico. A titular da pasta esteve no local, acompanhada do administrador regional da cidade, Antônio Célio Pimentel; do deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT); e por representantes de entidades vinculadas ao trade do turismo.
“A Administração Regional de Planaltina, em nome de toda a nossa população, está muito grata com a Setur-DF por te escolhido a nossa cidade para iniciar esse projeto, extremamente importante. A ação é uma forma de o GDF conhecer mais de perto toda a dinâmica e profusão cultural da nossa região, nos ajudando a desenvolver um projeto que, realmente, possa impulsionar o turismo da nossa cidade”, afirmou Pimentel.
Valorização que é acolhida, com orgulho, pelos moradores. O acervo de verdadeiras relíquias do Museu Histórico, por exemplo, foi apresentado pelo historiador e um dos pioneiros da via-sacra de Planaltina, Mário Castro, de 67 anos – 53 deles dedicados a pesquisas acadêmicas sobre a cidade mais antiga do DF, fundada em 1859, e que serviu como ponto de passagem para os bandeirantes que percorriam Goiás em busca de ouro e esmeraldas.
De lá, a comitiva cumpriu agendas na Administração Regional de Planaltina, no Complexo Cultural, no Centro Histórico da cidade e na Pedra Fundamental, além de fazer visitas técnicas no Instituto Maria do Barro e na Casa do Artesão, onde entregaram dezenas de carteiras nacionais do Artesão aos artistas locais.
Serviços na porta do cidadão
Empresários do segmento turísticos foram orientados sobre como ter acesso a iniciativas de fomento, como os benefícios do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), linha de crédito histórica junto ao Banco de Brasília (BRB), instituição financeira responsável por operar o repasse de R$ 521 milhões feito pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de injetar dinheiro em empreendimentos do setor.
Também souberam como aderir ao Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no turismo, o Cadastur. A inscrição garante vantagens e oportunidades de negócios, como incentivo a participação em programas e projetos do governo federal, de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, além de apoio em eventos, feiras e ações.
“Desde o início da pandemia, em 30 de março de 2020 até 5 de abril de 2021, o número de prestadores de serviços turísticos no DF, inscritos no Cadastur, saltou de 1.914 para 2.553. Ou seja, tivemos um aumento de 33.3%. E queremos que esses benefícios alcancem ainda mais gente. É essa a nossa missão aqui em Planaltina”, completa a secretária Vanessa Mendonça.
O programa idealizado pela Setur-DF também criou o primeiro Conselho Regional do Turismo Sustentável da Região Administrativa de Planaltina. O colegiado, quando instituído por decreto, terá papel de desenvolver ações de conscientização turística e ambiental, contribuir para a formação e capacitação de profissionais que atuam no setor turístico, bem como intervir para captação de investimentos.