metropoles.com

Setor Comercial Sul e Taguatinga fazem testes com totens de segurança

Fase de testes vai durar 90 dias. Dispositivos estão localizados em áreas de alta circulação do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/SSP-DF
totens de segurança ssp-df
1 de 1 totens de segurança ssp-df - Foto: Divulgação/SSP-DF

O Setor Comercial Sul e Taguatinga, ao lado da Praça do Relógio, iniciam testes com totens de segurança nesta terça-feira (24/12). A nova tecnologia é uma inicativa da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti-DF) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Com o intuito de contribuir com o atendimento de emergências, redução da criminalidade, investigações criminais e a sensação de segurança, a ferramenta funciona em caráter experimental neste primeiro momento. A fase de testes vai durar 90 dias e, após o período, serão feitos relatórios e análises para demonstrar a efetividade da tecnologia.

“A permanência da nova ferramenta, e a implementação em outras regiões administrativas, dependerá da efetividade e análise de relatórios”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

A ferramenta funciona como um sistema de acionamento de emergências, e as seis câmeras – quatro fixas, uma móvel e outra que possibilita visualizar o responsável pelo acionamento – poderão contribuir com investigações policiais. As imagens serão direcionadas ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

A comandante-geral da PMDF, Ana Paula Barros, explica que o Copom disponibilizará dois atendentes por equipe de serviço para receberem os chamados dos totens de segurança e direcionar o atendimento ao cidadão. Para ela, o funcionamento vai “aumentar a assertividade no emprego de policiais militares, reduzir o tempo de atendimento e prevenir trotes.”

Totens

Os equipamentos possuem quatro metros de altura e reúnem várias funcionalidades em um único dispositivo, como estrutura robusta, sistema de giroflex semelhante às viaturas policiais, comunicador de alta potência que envia alertas à população e mensagens automáticas de áudio para campanhas educativas e orientativas, além de monitoramento simultâneo por câmeras 360°.

“O uso das imagens captadas pelas câmeras de segurança pode contribuir com o encurtamento do tempo de investigação e consequente responsabilização mais rápida do infrator, auxiliando nas investigações realizadas. Além disso, possibilita o emprego de um policiamento mais inteligente e mais efetivo”, ressalta Avelar.

Serão dois toques para acionar o totem. No primeiro, uma mensagem aparecerá para certificar que o equipamento tem de ser usado somente em situações emergenciais. Com o aceite o cidadão, a PMDF será acionada imediatamente e o Copom fará o atendimento.

A localização dos postes de segurança foram áreas de interesse permanente, com base em manchas criminais que indicam dias, horários e pontos de maior incidência criminal, além de locais com grande circulação de pessoas – com base em levantamentos realizados pela SSP e forças de segurança.

O dispositivo ainda poderá integrar o sistema Projeto de Videomonitoramento Urbano do Distrito Federal (PVU). A tecnologia já está presente em outros 14 estados brasileiros, como São Paulo e Pará.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?