Sete profissionais do Hospital de Base são vacinados contra a Covid-19
Cerimônia ocorreu no jardim da unidade de saúde e contou com a presença de profissionais de diversos setores da área da saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Funcionários do Hospital de Base começaram, nesta quarta-feira (20/1), a receber a vacina contra a Covid-19. Ao todo, 1.160 doses da Coronavac chegaram à maior unidade de Saúde do Distrito Federal. Na cerimônia, sete profissionais de diferentes setores foram os primeiros imunizados.
A solenidade que marcou o início da campanha ocorreu no jardim central do hospital. A primeira vacinada foi a enfermeira Josilene Cardoso Pereira, 41 anos.
“É até difícil falar. Estamos na linha de frente desde o primeiro dia e hoje só tenho a agradecer. Graças a Deus nunca tive o vírus e, mesmo com a vacina, vou continuar a tomar os cuidados necessários”, comentou Josilene.
O presidente do Iges-DF, Paulo Ricardo Silva, comemorou. “Há um motivo sim de comemoração. É a oportunidade de vermos que a ciência trabalha com a fé e a esperança”, disse.
Segundo Silva, o momento de aplicação da vacina é também uma homenagem àqueles que perderam a vida no combate à doença. “Vamos tributar a quem não está mais conosco e quem ainda está aqui lutando. Há um renovo de esperança a partir de agora”, afirmou.
Na sequência, a fisioterapeuta Luciana de Lima Sousa, 31, também recebeu a dose sob muitos aplausos. Ainda foram vacinados o chefe da UTI Covid, Belchior Santana Oliveira Júnior, 38; o técnico de enfermagem Jean Ricardo Texeira, 36; o funcionário do setor de limpeza João dos Reis Pinto, 59; e o segurança Argemiro Batista de Almeida, 49.
A auxiliar de laboratório Eliane de Paula, 46, também recebeu a dose em outro momento, dentro da Sala de Imunização do hospital.
“É a primeira arma comprovada que temos contra essa doença. Não podemos dizer que é o fim da pandemia, mas é o início do fim”, comentou Belchior.
Balanço
No Distrito Federal, 2.063 pessoas foram imunizadas contra a Covid-19 até as 19h dessa terça-feira (19/1), primeiro dia de campanha. O número real de vacinados em território brasiliense, contudo, pode ser maior, porque algumas unidades continuaram a imunização após as 19h. O balanço parcial foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal nesta quarta-feira (20/1).
A Coronavac tem sido aplicada, neste momento inicial, apenas em profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate ao novo coronavírus, indígenas, pessoas a partir de 75 anos que vivem em unidades de acolhimento e seus cuidadores.
No total, o Distrito Federal tem 106.160 doses do imunizante. A estimativa do governo local é vacinar 53.080 pessoas, que receberão duas doses em um intervalo de 14 a 28 dias. A Secretaria de Saúde do DF frisou que a população não deve procurar as unidades para imunização, pois apenas o público-alvo receberá a vacina neste momento.