metropoles.com

Sete profissionais do Hospital de Base são vacinados contra a Covid-19

Cerimônia ocorreu no jardim da unidade de saúde e contou com a presença de profissionais de diversos setores da área da saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudio Reis/Especial para o Metrópoles
Enfermeira sendo vacinada contra a Covid-19
1 de 1 Enfermeira sendo vacinada contra a Covid-19 - Foto: Claudio Reis/Especial para o Metrópoles

Funcionários do Hospital de Base começaram, nesta quarta-feira (20/1), a receber a vacina contra a Covid-19. Ao todo, 1.160 doses da Coronavac chegaram à maior unidade de Saúde do Distrito Federal. Na cerimônia, sete profissionais de diferentes setores foram os primeiros imunizados.

A solenidade que marcou o início da campanha ocorreu no jardim central do hospital. A primeira vacinada foi a enfermeira Josilene Cardoso Pereira, 41 anos.

“É até difícil falar. Estamos na linha de frente desde o primeiro dia e hoje só tenho a agradecer. Graças a Deus nunca tive o vírus e, mesmo com a vacina, vou continuar a tomar os cuidados necessários”, comentou Josilene.

O presidente do Iges-DF, Paulo Ricardo Silva, comemorou. “Há um motivo sim de comemoração. É a oportunidade de vermos que a ciência trabalha com a fé e a esperança”, disse.

Segundo Silva, o momento de aplicação da vacina é também uma homenagem àqueles que perderam a vida no combate à doença. “Vamos tributar a quem não está mais conosco e quem ainda está aqui lutando. Há um renovo de esperança a partir de agora”, afirmou.

Na sequência, a fisioterapeuta Luciana de Lima Sousa, 31, também recebeu a dose sob muitos aplausos. Ainda foram vacinados o chefe da UTI Covid, Belchior Santana Oliveira Júnior, 38; o técnico de enfermagem Jean Ricardo Texeira, 36; o funcionário do setor de limpeza João dos Reis Pinto, 59; e o segurança Argemiro Batista de Almeida, 49.

A auxiliar de laboratório Eliane de Paula, 46, também recebeu a dose em outro momento, dentro da Sala de Imunização do hospital.

“É a primeira arma comprovada que temos contra essa doença. Não podemos dizer que é o fim da pandemia, mas é o início do fim”, comentou Belchior.

4 imagens
1 de 4

Claudio Reis/Especial para o Metrópoles
2 de 4

Claudio Reis/Especial para o Metrópoles
3 de 4

Claudio Reis/Especial para o Metrópoles
4 de 4

Claudio Reis/Especial para o Metrópoles
Balanço

No Distrito Federal, 2.063 pessoas foram imunizadas contra a Covid-19 até as 19h dessa terça-feira (19/1), primeiro dia de campanha. O número real de vacinados em território brasiliense, contudo, pode ser maior, porque algumas unidades continuaram a imunização após as 19h. O balanço parcial foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal nesta quarta-feira (20/1).

A Coronavac tem sido aplicada, neste momento inicial, apenas em profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate ao novo coronavírus, indígenas, pessoas a partir de 75 anos que vivem em unidades de acolhimento e seus cuidadores.

No total, o Distrito Federal tem 106.160 doses do imunizante. A estimativa do governo local é vacinar 53.080 pessoas, que receberão duas doses em um intervalo de 14 a 28 dias. A Secretaria de Saúde do DF frisou que a população não deve procurar as unidades para imunização, pois apenas o público-alvo receberá a vacina neste momento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?