Sete de Setembro: Esplanada fica interditada para veículos até o fim das manifestações
As vias N2 e S2 estarão liberadas. A reabertura da Esplanada será feita após o fim das manifestações e a dispersão dos manifestantes
atualizado
Compartilhar notícia
O trânsito de Brasília opera em esquema especial no feriado de 7 de Setembro, nesta terça-feira, devido às manifestações populares.
O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios fica proibido, com bloqueio entre a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar, próximo à L4 Norte.
As vias N2 e S2 estarão liberadas para veículos, assim como as demais vias da região central de Brasília. Policiais militares estão em toda a área central para garantir a ordem pública e a segurança dos frequentadores.
Os ônibus das comitivas, assim como motocicletas e cavalos, deverão ser deixados no estacionamento da Praça da Cidadania, ao lado do Teatro Nacional. As alternativas para quem quiser acessar a região serão as vias N2 e parte da S2, entre ministérios e anexos. Policiais militares e agentes do Detran estarão nas vias W3 Norte (N2 e N3) e W3 Sul (S2 e S3) para controle do trânsito.
Confira o esquema de trânsito:
Os demais manifestantes poderão utilizar os estacionamentos da Rodoviária do Plano Piloto (parte superior) e dos setores de Autarquia, Bancário e Comercial.
A partir das 6h, não será possível transitar com veículos da altura da W3 até a Funarte, no Eixo Monumental — nas vias N1 e S1. O trecho será destinado para os manifestantes contra o governo.
O ponto de encontro desse grupo, a partir das 8h, conforme informações dos organizadores, será o estacionamento da Torre de TV, ao lado da Praça das Fontes. A previsão é de que iniciem a caminhada a partir das 10h e sigam até o Museu dos Povos Indígenas, onde será feita a dispersão.
Veja onde ficará cada grupo:
O Eixão do Lazer funcionará normalmente. Estará fechado para veículos, com passagem permitida a pedestres. A W3 permanecerá aberta para o trânsito de veículos.
A reabertura das vias será feita após o fim das manifestações e a dispersão do público.
Polícia Militar
Atendendo à recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Polícia Militar do DF (PMDF) deverá usar todo o efetivo para a segurança da população neste feriado de 7 de Setembro.
A corporação publicou nota na sexta-feira (3/9), afirmando que vai empregar o “efetivo total”. Segundo o MPDFT, a PMDF também se comprometeu a apurar eventuais violações durante as manifestações previstas para a data.
Diante da possibilidade de atos democráticos, com a eventual participação de policiais militares da ativa, o MPDFT enviou recomendações para o Governo do Distrito Federal (GDF) e para a PMDF.
Segundo o artigo 45 da Lei nº 7.289/84, são proibidas manifestações coletivas de policiais militares da ativa tanto sobre atos de superiores quanto as de caráter reivindicatório ou político.
O Regulamento Disciplinar do Exército (Decreto nº 4.346/02), aplicável à PMDF, tipifica como transgressão militar a conduta de deixar de punir o subordinado que cometer transgressão.