metropoles.com

Sete de Setembro: Esplanada fica interditada para veículos até o fim das manifestações

As vias N2 e S2 estarão liberadas. A reabertura da Esplanada será feita após o fim das manifestações e a dispersão dos manifestantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Movimentação de bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios. A via está fechada para as manifestações de 7 de setembro. Foto Rafaela FeliccianoMetrópoles (1)
1 de 1 Movimentação de bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios. A via está fechada para as manifestações de 7 de setembro. Foto Rafaela FeliccianoMetrópoles (1) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O trânsito de Brasília opera em esquema especial no feriado de 7 de Setembro, nesta terça-feira, devido às manifestações populares.

O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios fica proibido, com bloqueio entre a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar, próximo à L4 Norte.

As vias N2 e S2 estarão liberadas para veículos, assim como as demais vias da região central de Brasília. Policiais militares estão em toda a área central para garantir a ordem pública e a segurança dos frequentadores.

Os ônibus das comitivas, assim como motocicletas e cavalos, deverão ser deixados no estacionamento da Praça da Cidadania, ao lado do Teatro Nacional. As alternativas para quem quiser acessar a região serão as vias N2 e parte da S2, entre ministérios e anexos. Policiais militares e agentes do Detran estarão nas vias W3 Norte (N2 e N3) e W3 Sul (S2 e S3) para controle do trânsito.

Confira o esquema de trânsito:

2 imagens
1 de 2

Arte: PMDF
2 de 2

Arte: PMDF

Os demais manifestantes poderão utilizar os estacionamentos da Rodoviária do Plano Piloto (parte superior) e dos setores de Autarquia, Bancário e Comercial.

A partir das 6h, não será possível transitar com veículos da altura da W3 até a Funarte, no Eixo Monumental — nas vias N1 e S1. O trecho será destinado para os manifestantes contra o governo.

O ponto de encontro desse grupo, a partir das 8h, conforme informações dos organizadores, será o estacionamento da Torre de TV, ao lado da Praça das Fontes. A previsão é de que iniciem a caminhada a partir das 10h e sigam até o Museu dos Povos Indígenas, onde será feita a dispersão.

Veja onde ficará cada grupo:

2 imagens
1 de 2

2 de 2

 

O Eixão do Lazer funcionará normalmente. Estará fechado para veículos, com passagem permitida a pedestres. A W3 permanecerá aberta para o trânsito de veículos.

A reabertura das vias será feita após o fim das manifestações e a dispersão do público.

7 imagens
Vias da área central do Distrito Federal já estão fechadas para o 7 de Setembro
A Esplanada estará fechada para as manifestações de 7 de Setembro
1 de 7

Movimentação de bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 7

Vias da área central do Distrito Federal já estão fechadas para o 7 de Setembro

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

A Esplanada estará fechada para as manifestações de 7 de Setembro

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Polícia Militar

Atendendo à recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Polícia Militar do DF (PMDF) deverá usar todo o efetivo para a segurança da população neste feriado de 7 de Setembro.

A corporação publicou nota na sexta-feira (3/9), afirmando que vai empregar o “efetivo total”. Segundo o MPDFT, a PMDF também se comprometeu a apurar eventuais violações durante as manifestações previstas para a data.

Diante da possibilidade de atos democráticos, com a eventual participação de policiais militares da ativa, o MPDFT enviou recomendações para o Governo do Distrito Federal (GDF) e para a PMDF.

Segundo o artigo 45 da Lei nº 7.289/84, são proibidas manifestações coletivas de policiais militares da ativa tanto sobre atos de superiores quanto as de caráter reivindicatório ou político.

O Regulamento Disciplinar do Exército (Decreto nº 4.346/02), aplicável à PMDF, tipifica como transgressão militar a conduta de deixar de punir o subordinado que cometer transgressão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?