metropoles.com

Sesc lança projeto para atender comunidades carentes do Distrito Federal

Serão disponibilizados aos moradores de Sol Nascente, Itapoã e Riacho Fundo exames preventivos, consultas médicas e testagem da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Crianças caminham em rua de terra - Metrópoles
1 de 1 Crianças caminham em rua de terra - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Sesc-DF dará início à ação social Vila Sesc+Saúde neste fim semana, 3 e 4 de outubro, na região administrativa Sol Nascente. A iniciativa ocorrerá das 9h às 15h e disponibilizará aos moradores exames preventivos, consultas médicas e testagem da Covid-19.

O projeto também será realizado no Itapoã, nos dias 17 e 18 deste mês, e no Riacho Fundo, em 24 e 25 de outubro.

Segundo a diretora de Programas Sociais do Sesc-DF, Nina Fontes, a existência comprovada de acentuada desigualdade social no DF desfavorece a população em vulnerabilidade social neste momento de pandemia.

“Pensando nisso e levando em conta a missão social do Sesc, principalmente em tempos de pandemia da Covid-19, o Vila Sesc Mais Saúde vai até essa população menos favorecida, oferecer serviços de forma gratuita, de modo que crianças, jovens e adultos, sejam contemplados com assistência qualificada e humanizada”, ressalta Nina.

3 imagens
Mais de 300 famílias serão beneficiadas
Famílias carentes serão beneficiadas
1 de 3

Ação recebe apoio de entidades e órgãos públicos contra os impactos e efeito da crise social provocada pelo coronavírus nas periferias

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

Mais de 300 famílias serão beneficiadas

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Famílias carentes serão beneficiadas

Hugo Barreto/Metrópoles

De acordo com o planejamento do Sesc-DF, a expectativa é de que, a cada dia de ação, os locais de atendimento recebam, em média, 2,5 mil pessoas. Com isso, cerca de 15 mil poderão usufruir dos testes da Covid-19. No total, serão 420 consultas e 900 mulheres atendidas com o exame preventivo.

A estrutura da ação contará com 20 pontos de coleta para testagem da Covid-19, quatro consultórios para exames preventivos de ginecologia e seis consultórios médicos. Além disso, os moradores receberão lanche e kits, com máscara protetora e preservativo.

Para a realização do projeto, o Sesc-DF vai contar com apoio logístico das Forças Armadas, além de auxílio técnico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e da administração regional dessas localidades. A ação envolverá a atuação multidisciplinar de profissionais das coordenações de Assistência, Serviços de Alimentação e Nutrição, Serviços Odontológicos e Serviços Médicos e Educação em Saúde do Sesc-DF e das áreas de Logística e Administrativa da instituição. O evento contará, ainda, com o Laboratório parceiro, responsável pela emissão de laudos de testes da Covid-19.

Prevenção

De acordo com a coordenadora da área de Saúde do Sesc-DF, Carolina Trindade, cerca de 100 profissionais da equipe operacional de saúde do Sesc-DF vão trabalhar na ação social. Mulheres de 25 a 64 anos da comunidade poderão fazer o exame ginecológico conhecido como preventivo.

”No mês de outubro, também estaremos promovendo o Outubro Rosa e ofereceremos o exame preventivo ginecológico; por isso, a importância da prevenção, uma vez que os postos de saúde estão focados no atendimento de pessoas afetadas pelo coronavírus”, explica a coordenadora Carolina Trindade.

Os resultados dos exames ginecológicos de prevenção serão disponibilizados em até uma semana, e os dos testes para o novo coronavírus, em até 24h.

Neste fim de semana, a Vila Sesc+Saúde funcionará no espaço público da Região Administrativa do Sol Nascente, no Setor ‘R’ CNR 1, Conjunto A, Trecho 3.

Nos dias 17 e 18, a Vila será montada no Itapoã, atrás do restaurante comunitário. Em 24 e 25 de outubro, ocorrerá na Administração Regional do Riacho Fundo. Os eventos atenderão o público das 9h às 15h.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?