metropoles.com

Servidores técnicos da UnB anunciam que vão manter greve

Os servidores aderiram ao movimento nacional em defesa da reestruturação da carreira e do reajuste salarial desde o dia 11 de março

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Servidores técnicos da UnB mantêm greve
1 de 1 Servidores técnicos da UnB mantêm greve - Foto: Reprodução

Em assembleia-geral, realizada na manhã desta quinta-feira (27/6), os servidores técnico-administrativos em educação da Universidade de Brasília (UnB) aprovaram a minuta do termo de acordo com o governo federal. No entanto, apesar da decisão, a categoria manteve a greve.

Os profissionais estão de braços cruzados desde 11 de março. O Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da Universidade de Brasília (Sintfub) argumentou que os trabalhadores alcançaram algumas conquistas importantes, como o aumento do step de progressão e desenvolvimento da carreira, mas que as negociações precisavam avançar.

Entre os pontos acordados com o governo, a categoria aprovou a reestruturação remuneratória da carreira que se dará em duas parcelas, sendo a primeira, de 9%, em janeiro de 2025 e a segunda, de 5%, em abril de 2026.

Além disso, concordaram com a implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para a carreira a contar de abril de 2026 e, também, será instituído Grupo de Trabalho coordenado por uma comissão do Ministério da Educação.

Confira o termo de acordo completo aqui.

Na tarde desta quinta, a partir das 17h, os servidores realizarão um ato em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), durante a assinatura do termo de acordo.

“Só após a assinatura do acordo pelo governo federal e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), nós vamos discutir o possível retorno ao trabalho”, informou Edmilson Lima, coordenador-geral do Sintfub.

De acordo com o Sintfub, na próxima segunda-feira (1º/7), a categoria vai se reunir para deliberar a respeito da manutenção da greve.

O comando local de greve também deve conversar com a reitoria para estabelecer as condições de reposição da paralisação conforme está previsto no acordo coletivo.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?