metropoles.com

Servidores protestam contra transformação do HBDF em instituto

Além de ser contra as reformas trabalhista e da Previdência, categoria aproveitou a greve geral para se manifestar contra projeto do GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Base greve geral
1 de 1 Base greve geral - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Os servidores da rede pública de saúde do Distrito Federal aderiram à greve geral de forma parcial nesta sexta-feira (28/4). Segundo o SindSaúde, 30% da categoria está trabalhando, mantendo as emergências em funcionamento.

Os funcionários decidiram trabalhar vestidos de preto e a orientação é que, à medida que saiam do serviço, se dirijam à Esplanada dos Ministérios onde, a partir das 10h, haverá manifestação contra as reformas trabalhista e da Previdência.

Como forma de protesto, uma grande faixa foi instalada na fachada do Hospital de Base do DF (HBDF) em apoio à manifestação e contra a transformação da unidade em instituto. De acordo com o sindicato, a categoria está mobilizada não apenas por questões nacionais.

A mudança na gestão do hospital faz parte de um projeto de lei enviado à Câmara Legislativa pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB). O objetivo, segundo o GDF, é flexibilizar a contratação de servidores e os processos de licitação para compra de equipamentos e remédios, por exemplo, melhorando o atendimento à população.

Para os servidores e as entidades que os representam, a mudança é mais uma tentativa do governo em terceirizar o setor no DF. A Secretaria de Saúde informou que até o momento não foi registrada nenhuma intercorrência nas unidades do Distrito Federal.

Em nota, a Secretaria de Saúde informa que hospitais, unidades básicas de saúde, de pronto atendimento (UPAs) e o Hemocentro estão com atendimento aberto para a população, nesta sexta-feira (28).

“Nos hospitais, tanto nos ambulatórios quanto nas emergências, o atendimento permanece normal”, assegura a secretaria.

3 imagens
1 de 3

Michael Melo/Metrópoles
2 de 3

Michael Melo/Metrópoles
3 de 3

Michael Melo/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?