Servidores e buracos: veja ranking de reclamações na Ouvidoria do GDF
Dados do Painel da Ouvidoria mostram que, dos mais de 220 mil chamados feitos em 2023, a maioria era em relação a servidores públicos
atualizado
Compartilhar notícia
Em 2023, o Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu mais de 220 mil chamados pela ouvidoria. Destes, a maioria era em relação aos servidores públicos, sendo 3.789 dos pouco mais de 7,3 mil registros, reclamações ou denúncias. Cerca de 3,4 mil apontamentos eram elogios aos servidores. Os dados são do Painel da Ouvidoria do GDF.
Em segundo lugar, aparecem solicitações relacionadas a buracos. A categoria “Tapa Buraco em vias públicas” soma 7.045 observações, sendo todas categorizadas como reclamações ou solicitações.
Seguindo no ranking da Ouvidoria do GDF, o terceiro tema mais abordado é o funcionamento da iluminação pública. De acordo com o painel, dos mais de 6 mil chamados sobre o assunto, novamente, todos são classificados como reclamações ou solicitações.
Na sequência, há registros sobre dados pessoais, agendamento de consultas e Cartão Material Escolar.
Veja os pontos mais tratados pelos brasiliense na Ouvidoria:
Os temas menos abordados na Ouvidoria este ano são: doação de órgãos; abordagem violenta de policial civil; localização de pessoas desaparecidas; uso de máscaras em locais públicos; unidade de proteção social de 24h; e despachos de trens do metrô.
Reclamações na Saúde
Em junho deste ano, o Metrópoles mostrou que, em seis anos, as reclamações registradas contra a Secretaria de Saúde (SES-DF) aumentaram mais de 179%. Em 2017, a Controladoria-Geral do DF (CGDF) recebeu 14.493 reivindicações contra a SES. Ano passado, o número passou de 40 mil.
Nos primeiros três meses de 2023, a Saúde foi alvo de 15.721 reclamações, envolvendo agendamento de consultas, servidores e atendimento médico, entre outros.
Como funciona
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF) é responsável por coordenar, supervisionar o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (SIGO/DF), que compreende as secretarias, administrações e demais entidades do GDF.
Para registrar reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações acesse o Participa DF ou ligue 162. Se preferir há também o atendimento presencial.