Servidores do IML são vacinados contra Covid no DF. Veja vídeo
Com a imunização, profissionais descartam risco de paralisação no serviço de recolhimento de corpos nos hospitais
atualizado
Compartilhar notícia
Os servidores públicos do Instituto Médico Legal (IML), responsáveis pelo recolhimento de corpos nos hospitais, foram vacinados contra a Covid-19, na Unidade Básica de Saúde nº 2, no Guará, nesta segunda-feira (12/4).
Apesar de participarem da linha de frente na luta contra a pandemia, os servidores não foram incluídos na primeiras etapas de vacinação. Diante do risco de infecção, avaliaram a suspenção da coleta de cadáveres até que houvesse a imunização da categoria.
Após a aplicação da 1ª dose do imunizante contra o novo coronavírus, segundo o presidente da Associação dos Técnicos em Necrópsia do IML (Asten), José Romildo Soares, a ameaça de greve está descartada.
Veja imagens da vacinação:
“Toda essa celeuma foi totalmente desnecessária. Assim como os profissionais dos hospitais, também temos uma função importante neste momento. Infelizmente, o governo não reconhece a nossa categoria”, desabafou o líder sindical.
“Foram vacinados todos os servidores responsáveis pelo recolhimento de corpos, exame cadavérico e radiologia”, contou. No total, são 34 profissionais. A 2ª dose está prevista para 7 de maio.
De acordo com Romildo, as vacinas foram aplicadas pela Secretaria de Saúde. Os servidores da área administrativa serão imunizados após agendamento.
Pelas contas da Asten, a cada plantão de 24 horas, os servidores do IML, recolhem em média, pelo menos dois cadáveres de vítimas diagnosticas com a Covid-19.