Servidores do Depen e Detran são vacinados nesta terça (6/4) no DF
Ao todo, serão imunizados 110 funcionários dos dois órgãos. A vacinação ocorre apenas na Unidade Básica de Saúde (UBS) 4, no Lúcio Costa
atualizado
Compartilhar notícia
Servidores do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) começaram a ser vacinados nesta terça-feira (6/4) contra a Covid-19 no Distrito Federal. No total, 30 funcionários do órgão estão com o nome na lista para receber a primeira dose. Oitenta trabalhadores do Departamento de Trânsito do DF (Detran) também serão vacinados hoje.
A vacinação dos dois órgãos ocorre apenas na Unidade Básica de Saúde (UBS) 4, no Lúcio Costa, e foi iniciada às 8h. Não há fila no local e os que estão agendados chegam e tomam a primeira dose sem enfrentar maiores transtornos. No local, também há estoque para aplicar a segunda dose.
A princípio, a vacinação para os servidores do Detran-DF será no período vespertino, das 13h às 17h. No entanto, os listados que chegarem pela manhã conseguirão tomar a dose.
Segundo a assessoria do Detran, a autarquia respeitará os critérios de idade e participação no trabalho presencial. Serão vacinados integrantes da fiscalização e do atendimento à população.
Marlene Inês da Rosa, 55 anos, é agente federal de Execução Penal, trabalha na Corregedoria do Departamento Penitenciário Nacional, e foi imunizada nesta manhã. Ela realiza visitas em penitenciárias federais, tendo contato com outros colegas de profissão, além dos presos.
“Estou muito feliz, já perdemos familiares para a doença e a imunização chega num momento oportuno. Esperamos que em breve tenha doses para todos os colegas”, disse.
Também servidor do Depen, Gilberto Cardoso, 49, conseguiu vacinar nesta terça-feira. “Foi uma grata surpresa ver o meu nome na lista. Eu achava que iríamos vacinar só em maio ou junho. Estou tomando todos os cuidados desde o início. Respeitando os protocolos. Não fui contaminado e esperava um pouco mais de segurança já que tenho contato com o público e estou exposto.”
Detran-DF
Às 12h desta terça, os primeiros servidores do Detran-DF chegaram na UBS do Lúcio Costa para receber a primeira dose da vacina.
Francisco Lemos da Cruz, 57 anos, trabalha no atendimento ao público na unidade de Planaltina. Ele relatou preocupação em contrair a Covid-19, principalmente nos últimos dias, já que oito colegas precisaram ser afastados porque testaram positivo para a doença.
“Como estamos no atendimento presencial, sempre há preocupação. Receber a notícia que alguns seriam vacinados foi motivo de muito alegria”, comentou o servidor.
Isaac Silva Barros, 58, trabalha na mesma unidade de Francisco. Ele também disse estar aliviado por tomar a primeira dose: “Eu tenho medo de ter o vírus. Evito ficar próximo de muitas pessoas e também sigo os protocolos de saúde. Espero não pegar. Agora, é só esperar a segunda dose para me sentir mais seguro.”
Nessa primeira etapa de vacinação das forças de segurança, foram disponibilizadas 2.237 doses.