metropoles.com

Servidores da SES-DF denunciam que estão há 10 dias sem água mineral

Servidores de prédios administrativos alegam que pasta suspendeu há mais de uma semana o fornecimento de galões de água por falta de estoque

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
água saindo da torneira
1 de 1 água saindo da torneira - Foto: Getty Images

Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) denunciaram que estão há mais de 10 dias sem fornecimento de água mineral para consumo em alguns prédios administrativos da pasta. Os trabalhadores organizam vaquinhas entre si para custear os galões.

Conforme apurado pela reportagem, a falta de estoque do líquido foi notada pelo menos desde o dia 24 de junho, uma segunda-feira, e tem afetado a sede da SES-DF, a Subsecretaria de Vigilância à Saúde, a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde e o Laboratório Central de Saúde Pública.

A secretaria é quem fornece para os setores galões de 20 litros de água mineral, que são distribuídos semanalmente. Porém, o abastecimento teria sido interrompido no começo da semana passada por falta de estoque na secretaria.

“O fato é que nós estamos há mais de uma semana sem água, tendo que comprar por conta própria ou levar de casa. São aqueles galões de 20 litros que a gente recebe. E não tem bebedouro, não tem filtro”, afirmou uma servidora que pediu para não ter o nome divulgado.

De acordo com mais um servidor ouvido, em um dos setores que está sem fornecimento de água, os funcionários teriam se mobilizado para arrecadar dinheiro e trocar a vela de um filtro antigo. Outros também estariam fazendo vaquinha para comprar os galões da bebida.

Em relato, outra servidora pública da SES-DF explicou que a maior parte das salas do prédio onde trabalha não tem saída de água, por isso não seria possível instalar um filtro de parede, motivo pelo qual eles utilizam os filtros com galões de 20 litros.

“A gente não recebeu nenhum comunicado oficial, e estamos sem saber quando que vai ser resolvida. É um desrespeito muito grande com nós, servidores. Estamos tirando do nosso próprio bolso para comprar uma água que deveria ser um direito aqui nosso”, alega a servidora.

Segundo servidores, o fornecimento dos galões foi interrompido em razão do encerramento de um contrato com a empresa responsável pelo abastecimento. A reportagem ainda apurou que, devido à situação, a SES-DF precisou abrir um processo licitatório de compra emergencial.

Por meio de nota, a Secretaria de Economia do Distrito Federal informou que o contrato de aquisição de água potável e garrafão retornável é realizado pelos órgãos do GDF, por meio de adesão a ata de registro de preço.

“Logo, cada órgão – conhecedor de suas necessidades internas – precisa contratar os quantitativos necessários para seu consumo dentro do período de 12 meses”, esclareceu.

“Aumento de consumo”

Por sua vez, a SES-DF disse que evidenciou “o aumento do consumo médio mensal de água mineral e estoques reduzidos em alguns setores e que tem feito gestão local e remanejamento”.

“Nesse conjunto de ações já houve a instalação de filtros de jato elétrico nos diversos pontos do prédio administrativo”, destacou a pasta.

No entanto, servidores ouvidos pelo Metrópoles disseram que a situação do fornecimento de água mineral não foi solucionada ainda, e que não houve instalação de novos filtros.

“Tentaram colocar aqueles bebedouros industriais, que têm torneira, mas houve um grupo de servidores que questionou”, contou uma funcionária.

A reportagem questionou novamente a Secretaria de Saúde sobre a alegação dos servidores, e, também, sobre quais setores foram afetados, mas obteve a mesma resposta da nota anterior. O espaço segue aberto para novas manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?