Servidores da Segurança do DF terão assistência psicológica gratuita
Programa do governo federal tem previsão para que os agentes passem a ser assistidos a partir de junho deste ano, em três estados e no DF
atualizado
Compartilhar notícia
Servidores da Segurança Pública do Distrito Federal terão atendimento psicológico on-line gratuito a partir de junho deste ano. A assistência especializada será disponibilizada no “Escuta Susp”, programa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), lançado nessa terça-feira (28/5).
O Escuta Susp é um projeto-piloto da Senasp, executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e com as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Sergipe (UFS), com foco na saúde mental dos servidores da segurança pública.
A inclusão dos servidores do DF no programa foi tratada durante reuniões entre Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e as forças de segurança. Também farão parte do programa servidores de Minas Gerais, Sergipe e Rio Grande do Norte
Os atendimentos têm como objetivo reduzir o sofrimento psíquico e fundamentar estudos de um protocolo psicoterápico específico para esses profissionais, com três abordagens: acolhimento (para suprir questões pontuais em poucas sessões), psicoterapia (para acompanhamento em 20 sessões) e intervenção em comportamento suicida.
Cada força de segurança, como polícias civis e militares, Corpo de Bombeiros e os institutos oficiais de perícias criminais, será responsável por determinar a forma em que será disponibilizado o atendimento para os membros de cada corporação.