metropoles.com

Servidores da Caesb aprovam indicativo de greve para a próxima semana

A categoria reivindica o cumprimento de proposta enviada pela empresa aos trabalhadores durante as negociações da data-base

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em assembleia nesta quinta-feira (02/05/2019), funcionários da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) aprovaram um indicativo de greve para o dia 9 de maio. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos (Sindágua) promoveu a reunião em frente à Câmara Legislativa (CLDF) a fim de pressionar os deputados distritais para ajudá-los na negociação com a empresa.

Segundo a diretora-executiva do Sindágua, Fernanda da Silva Fernandes, a categoria reivindica o cumprimento de proposta enviada pela Caesb aos trabalhadores durante as negociações da data-base. “Eles que nos encaminharam o documento, aprovamos em assembleia e depois decidiram não assinar por falta de homologação do governo. Nunca foi assim”, criticou.

Na proposta em questão, não há previsão de reajuste salarial, mas a renovação da cláusula de direitos e deveres que prevê a manutenção dos empregos dos celetistas pelos próximos dois anos. Ela também limita o número de cargos em comissão na estrutura da Caesb para dois funcionários de livre provimento a cada 100 concursados.

Na tarde desta quinta, representantes do sindicato se reuniram com os deputados para expôr a situação. Na manhã de sexta, uma comissão se encontrará com o chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, no Palácio do Buriti.

Por meio de nota, a diretoria da Caesb informou que, na última sexta-feira, submeteu ao GDF proposta de acordo coletivo de trabalho, resultado da negociação entre a companhia e a categoria. “Na última terça-feira, o GDF fez sugestões de alteração em cláusulas do acordo. Diante disso, a diretoria vai voltar a se reunir para avaliar a pertinência da aplicação de tais modificações e apresentar nova proposta ao Sindicato”, conclui.

Metrô
Em assembleia realizada em 1º de maio, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (SindMetrô-DF) decidiu deflagrar a greve. Durante a reunião, os dirigentes da entidade apresentaram a proposta oferecida pela empresa aos profissionais, mas ela foi rejeitada e a paralisação, que já havia sido anunciada, mantida.

Com isso, mudou o horário de funcionamento nas estações. A partir desta quinta-feira (02/05/2019), os usuários poderão usar o sistema apenas entre 5h30 e 10h30 e das 16h30 às 21h30. Aos sábados, os trens rodarão das 5h30 às 10h30 e das 14h30 às 19h30. Ficarão parados aos domingos, pelo menos enquanto durar o movimento dos funcionários.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?