Servidora do HFA é condenada após mostrar dedo do meio para militares
Servidora estava dirigindo e freou bruscamente quando viu o militar na faixa de pedestre, ao ser advertida houve discussão
atualizado
Compartilhar notícia
Uma servidora do Hospital das Forças Armadas (HFA) acabou condenada a sete meses de detenção por injúria e desacato após mostrar o dedo do meio para dois militares durante discussão em uma faixa de pedestre.
O Superior Tribunal Militar (STM) manteve sentença de primeira instância. Segundo o STM, a confusão ocorreu na manhã de 19 de abril de 2019, no estacionamento do HFA. A técnica de enfermagem estava no carro, quando uma major atravessou a faixa de pedestres e a motorista teve que frear bruscamente.
De acordo com o processo, a servidora mostrou o dedo médio para a major. A ação afirma ainda que, momentos depois, um outro soldado advertiu a profissional de saúde pelo ocorrido, e ela também mostrou o dedo do meio para ele.
Além disso, a mulher desceu do carro e disse “palavras ofensivas e intimidadoras” para o militar o chamando de “moleque” e “covarde”.
Defesa
A defesa da servidora afirmou que a situação não passou de “mero desentendimento isolado” e não houve “qualquer tipo de crime na conduta da servidora”, nem intenção de cometer injúria.
A servidora foi denunciada pelo Ministério Público Militar e condenada pela 2ª Auditoria Militar de Brasília. A defesa recorreu da decisão. O relator do caso no STM, ministro Carlos Vuyk de Aquino, negou o recurso. Segundo o ministro, os elementos levados ao processo apontam a culpa da servidora.