metropoles.com

Sem salário, vigilantes e funcionários da limpeza do GDF ameaçam greve

Vigilantes e profissionais de limpeza da Saúde dizem que o pagamento não caiu na conta nesta sexta (7/10) e anunciam paralisação na segunda (10/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sindiservicos/Divulgação
greve-terceirizados-web
1 de 1 greve-terceirizados-web - Foto: Sindiservicos/Divulgação

Os vigilantes e profissionais da limpeza de hospitais, UPAs e postos de saúde do DF prometem entrar em greve na próxima segunda-feira (10/10). Eles não receberam o salário no 5º dia útil do mês nem o tíquete-alimentação. Contratados pelas empresas Confederal, Brasília e Ipanema, os vigilantes somam 2,7 mil empregados. Na área de limpeza, são cerca de 1 mil.  A alegação das empresas é que o Governo do Distrito Federal não repassou a verba para o pagamento.

O chefe de operações da Ipanema Empresa de Serviços Gerais e Transportes, Luiz Antônio Ferreira, afirmou que o GDF promete quitar os valores ainda nesta sexta-feira (7). “Estamos esperando a Secretaria de Saúde pagar. Já temos um rombo nas contas de 2014, quando o governo deixou de liberar a verba entre os meses de agosto e dezembro e tivemos um prejuízo de R$ 50 milhões”, afirmou. Segundo Ferreira, à época a empresa tinha um fundo de caixa muito bom e os funcionários não ficaram sem salário. Agora, a situação é diferente.

A informação de que os empregados cruzarão os braços já chegou às empresas. “Se o pagamento não sair até meia-noite, faremos greve. As empresas dizem que dependem do GDF. No entanto, o trabalhador não pode ser penalizado”, afirmou o vice-presidente do Sindicato dos Vigilantes do DF, Paulo Quadros.

Protesto Unificado
Durante a manhã desta sexta-feira, servidores do governo local protestaram na Praça do Buriti pela última parcela do reajuste salarial prometido ainda no governo de Agnelo Queiroz (PT) à 32 categorias. Eles pararam por 24 horas e prometem fazer nova assembleia em 26 de outubro. Caso o GDF não cumpra o acordo de pagamento até a data do encontro, os trabalhadores prometem fazer greve geral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?