metropoles.com

Supersalários voltarão a ser pagos a servidores da Câmara Legislativa

Com cargos na Casa e aposentadorias de outros órgãos, funcionários poderão somar remunerações mesmo que elas ultrapassem R$ 30,4 mil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Brasília(DF), 09/02/2017 – CLDF. Foto: Giovanna Bembom/Metrópo
1 de 1 Brasília(DF), 09/02/2017 – CLDF. Foto: Giovanna Bembom/Metrópo - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Servidores aposentados que ainda trabalham na Câmara Legislativa voltarão a receber proventos acima do teto constitucional, de R$ 30.471 por mês. Eles buscaram o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para serem beneficiados, por meio de mandados de segurança, pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a acumulação de salários em cargos autorizados. A 5ª Vara da Fazenda Pública acolheu o pleito e deu ganho de causa aos servidores do Legislativo local.

Em fevereiro deste ano, a Mesa Diretora da CLDF acolheu determinação do Tribunal de Contas do DF (TCDF) para limitar os ganhos dos funcionários da Casa. Até o momento, quatro servidores que acumulam os vencimentos da Câmara com as aposentadorias de outros órgãos, cuja soma fica acima do teto constitucional, já conseguiram a reversão da glosa determinada pelo TCU.

Nas decisões da 5ª Vara, assinadas por magistrados diferentes, o entendimento comum foi de que “remuneração de cargo comissionado, tal como é a situação do impetrante, deve observar individualmente a remuneração relativa a cada vínculo, e não o somatório de todas elas”. Um dos beneficiados, que preferiu não se identificar, comemorou, reiterando: “Cada salário não pode passar do teto constitucional, mas, somados, não há problema se o teto for vencido”.

Na rebarba
Outros cinco servidores, informados da decisão da Justiça em favor do pessoal da Câmara Legislativa, entraram com processo administrativo, pedindo que a sentença seja estendida a eles. A análise deverá ser feita pela Procuradoria-Geral da Casa, responsável pelo parecer que confirmou a orientação do TCDF.

À época em que foi assinada, a redução nos ganhos não atingiu os deputados distritais, entre eles Raimundo Ribeiro (PPS), Wellington Luiz (PMDB) e Agaciel Maia (PR), que também acumulam aposentadorias com os subsídios pagos pelo Legislativo local.

Até a publicação desta matéria, a Câmara Legislativa ainda não havia se posicionado sobre a liberação do TJDFT.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?