metropoles.com

Sinpol cobra escola administrada pela PCDF prometida em 2019

Diferentemente da PMDF e do CBMDF, a PCDF não dispõe de uma escola própria para filhos de integrantes da corporação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Direção geral da PCDF
1 de 1 Direção geral da PCDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) divulgou nota cobrando do Governo do Distrito Federal (GDF) a construção de uma escola gerida pela Polícia Civil do DF (PCDF). Em 2019, a Secretaria de Segurança Pública determinou à PCDF o início dos estudos para implementar o modelo, que seria inspirado nos colégios de Brasília que já funcionam sob a administração da Polícia Militar do DF (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

Entretanto, os planos nunca saíram do papel. Na época, o governador Ibaneis Rocha (MDB) reuniu-se com o sindicato, apoiou a ideia e sugeriu a criação de uma escola sob a gestão exclusiva da Polícia Civil para atender filhos de membros da corporação e também a comunidade.

Alex Galvão, presidente do Sinpol-DF, afirma que a escola poderia beneficiar dependentes de até 8.000 policiais aposentados e da ativa.As demais forças de segurança já possuem suas escolas. Já tentamos inserir emendas na MP 1.014 para garantir a escola do policial civil, porém sem sucesso”, declara. A medida provisória citada pelo sindicalista tratou da organização básica da PCDF e teve aprovação no primeiro semestre deste ano.

A nota de cobrança ao GDF foi emitida após a publicação de um decreto do GDF que reduziu o interstício da PMDF e do CBMDF, na semana passada. O sindicato parabenizou as categorias contempladas e aproveitou o momento para cobrar a mesma dedicação em solucionar “distorções existentes entre as corporações”.

A PCDF explicou que “em razão da situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19, somada às restrições de natureza financeira, o andamento de vários projetos da Polícia Civil, inclusive da eventual implementação de estudos sobre o modelo de escola para atender os filhos de policiais civis, foi impactado.”

A Secretaria de Educação também confirmou que não há nada definido sobre o assunto.

Gestão militar

Hoje, o DF conta com uma escola administrada 100% pela PM e outra pelo CBMDF. No colégio gerido pela Polícia Militar, que fica no Setor Policial Sul, o processo seletivo é realizado todos os anos por meio de provas.

As vagas são abertas para filhos de militares e para o público geral. Não é cobrada taxa de mensalidade dos alunos. Já no Colégio Militar Dom Pedro II (CMDP II), gerido pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF, a mensalidade varia entre R$ 854,75 e R$ 1.073,92, dependendo da série.

O ingresso de alunos é regulado por edital de processo seletivo divulgado geralmente no segundo semestre, referente às vagas para o ano subsequente. Qualquer estudante, condicionado à existência de vaga e aos critérios estabelecidos pelo regulamento interno, pode estudar no colégio.

2 imagens
Fachada do Colégio Militar Tiradentes
1 de 2

Fachada do Colégio Militar Dom Pedro II

Gustavo Moreno/Metrópoles
2 de 2

Fachada do Colégio Militar Tiradentes

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Outros pedidos

Além da criação de uma escola para filhos de policiais civis, o sindicato também cobra a equiparação salarial com a Polícia Federal. “A diferença média na remuneração era de 37%. Ano passado nos foi concedida uma parcela de 8%, que acabou sendo consumida pelo aumento da alíquota da reforma da previdência. Hoje, os valores médios da defasagem estão entre 25% na classe final e 33% na classe inicial”, pontua Alex Galvão.

O presidente do Sinpol-DF defende a retomada das negociações. Outros pedidos como o aumento na concessão da pensão por morte, criação de auxílio-moradia e uniforme, acréscimo no valor do auxílio-alimentação e efetivação de uma política de assistência à saúde, custeada pelo Fundo Constitucional, também foram incluídos na nota.

 

(*) Maria Regina Mouta é estagiária do Programa Mentor, sob supervisão da editora Maria Eugênia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?