metropoles.com

Servidores da CEB também entrarão em greve

Categoria quer 20% de aumento e abono de R$ 10 mil. Além disso, brigam pela manutenção da estabilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Assessoria CEB/Divulgação
CEB
1 de 1 CEB - Foto: Assessoria CEB/Divulgação

Os servidores da Companhia Energética de Brasília vão cruzar os braços na próxima segunda-feira (9/11). A decisão foi tomada hoje, em assembleia da categoria na sede da empresa, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). O início da paralisação foi marcado para a semana que vem, em respeito à lei, que determina prazo de 72h após a publicação do aviso em veículos de comunicação.

A partir desse dia, a empresa vai operar com apenas 30% do quadro, conforme determina a legislação. O Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (Stiu-DF) reivindica o reajuste de 9,98% de aumento de salário e ganho real com o mesmo percentual, que correspondem à inflação do mês de novembro. Além disso, a categoria quer abono de R$ 10 mil, mais a manutenção do acordo coletivo.

Benefícios
O sindicato acusa a direção da CEB de querer retirar benefícios estabelecidos por lei, como a estabilidade dos servidores. “Não vamos permitir que isso ocorra. Querem tirar direitos já conquistados”, reclama o diretor-administrativo do Stiu-DF, Hernane Lima Alencar.

A CEB possui em seu quadro 970 funcionários, além dos terceirizados que prestam serviços à companhia. Somente 291 vão trabalhar a partir da próxima semana. Hernane diz que todos os serviços — principalmente, os de urgência — serão executados.

“Vamos continuar fazendo nosso trabalho, com atendimento à falta de luz em hospitais, nas cidades e em postes atingidos por batida de carro”, afirma. “Mas a população terá de ter paciência, pois os atendimentos serão feitos por um terço do efetivo de funcionários.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?