metropoles.com

Servidor aposentado e pensionista do GDF terão que dar “prova de vida”

Recadastramento será anual, na data de aniversário do beneficiário, e começa em janeiro de 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
iprev
1 de 1 iprev - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Servidores aposentados e pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal que recebem o benefício pago pelo Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev-DF), terão que fazer o recadastramento e a comprovação de vida todos anos, a partir de janeiro de 2019, na data de aniversário do beneficiário.

A medida, publicada nesta quarta-feira (12/9) no Diário Oficial do DF, atinge cerca de 50 mil pessoas. A Portaria 199 estabelece os procedimentos para o recadastramento anual dos beneficiários. O processo é obrigatório e quem não cumprir o prazo terá o benefício suspenso. Após a suspensão por seis meses, segundo a norma, o pagamento será cancelado.

O procedimento será realizado nas agências do Banco de Brasília (BRB), de segunda a sexta-feira, no horário de expediente bancário.

A ideia era reduzir a folha de pagamento em R$ 60 milhões em razão de irregularidades como duplicidade de pagamento a servidores, contracheques acima do teto salarial  e depósitos feitos em contas de funcionários que já morreram.

Reprodução/Iprev

Reprodução/Iprev

 

Veja abaixo o que é preciso para fazer a comprovação de vida:

Quem é obrigado a fazer?
Segundo o GDF, a prova de vida é obrigatória para todos os beneficiários do Iprev-DF. Quem não fizer a comprovação de vida no tempo previsto poderá ter seu pagamento suspenso.

Onde fazer a comprovação?
A comprovação de vida é realizada diretamente no Banco de Brasília e deverá ser feita de forma presencial. No mês anterior ao do aniversário, os aposentados e pensionistas serão convocados, por meio de edital para comparecerem as agências do BRB.

O que levar?
Na agência bancária, é obrigatório apresentar a documentação indicada:
a) documento de identificação com foto (Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação ou Carteira Profissional com validade em todo o território nacional e emitida por órgão de regulamentação profissional);
b) CPF;
c) comprovante de residência atualizado, datado dos últimos três meses (conta de água, luz ou telefone), ou na falta deste, declaração de residência;
d) Pasep/PIS/NIT

E quem não pode ir até a agência?
Aqueles que por motivos como doença ou dificuldades de locomoção não puderem ir até a agência bancária para realizar a comprovação de vida poderão requerer a visita domiciliar de servidor do Iprev-DF.

E quem vive fora do DF, reclusos e internados em hospital?
Os segurados que residem fora do DF, presos e beneficiários internados em hospital também deverão seguir as regras previstas em portaria.

Confira a publicação:

Reprodução/DODF

Reprodução/DODF

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?