metropoles.com

Sem grande adesão, servidores remarcam ato unificado

A nova data é 10 de novembro. Até lá, os sindicatos esperam reunir mais categorias para o movimento que pode deflagrar greve geral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Ato unificado
1 de 1 Ato unificado - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Marcado para as 10h desta quarta-feira (26/10), o ato unificado das 32 categorias dos servidores públicos locais não ganhou força. Segundo a Polícia Militar, 250 trabalhadores se reuniram na Praça do Buriti nesta manhã. Uma nova tentativa para discutir indicativo de greve geral do funcionalismo será feita em 10 de novembro.

O ato é uma resposta dos servidores à decisão do Executivo de não pagar a última parcela do reajuste salarial do funcionalismo, que deveria ter sido quitada em outubro do ano passado. O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) no dia 14 de outubro e causou a revolta dos trabalhadores.

O movimento desta quarta reuniu representantes de quatro categorias: da administração direta, dos servidores de assistência social e cultural do DF, dos auxiliares e técnicos de enfermagem, que já estão em greve, e dos trabalhadores da saúde.

Em assembleia, os servidores de assistência social e cultural decidiram entrar em greve a partir de 3 de novembro. Nesta data, os servidores da saúde também podem parar por tempo indeterminado. Já os trabalhadores da administração direta do Executivo local estão em “estado de greve”.

De acordo com o presidente do Sindireta, Ibrahim Yousef, a categoria deve fazer paralisações até o ato unificado, que vai coincidir com a assembleia do Sindicato dos Professores (Sinpro). “Até lá, vamos nos reunir com outros sindicatos para ter consenso. Esperamos engrossar o caldo para o ato unificado”, disse o sindicalista.

Categorias que estão em greve hoje (26)
Técnicos e auxiliares de enfermagem
Técnicos em radiologia
Agentes penitenciários

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?