metropoles.com

Secretaria de Agricultura do DF autoriza teletrabalho de servidores

Medida permite que parte do quadro funcional da pasta possa aderir ao home office, que ficará em experiência por 180 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
Como utilizar óleos essenciais para aumentar a produtividade no home office
1 de 1 Como utilizar óleos essenciais para aumentar a produtividade no home office - Foto: istock

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) iniciou, nesta sexta-feira (26/07/2019), o regime de teletrabalho para servidores da pasta. A portaria nº 67 foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) e autoriza que parte dos funcionários trabalhe no esquema home office por um período experimental de 180 dias.

Quem trabalhar a distância terá que cumprir metas de desempenho, no mínimo, 20% superiores àquelas previstas para quem cumpre jornada na repartição pública. O prazo de seis meses servirá para avaliar tanto a conduta quanto os resultados apresentados pelos funcionários selecionados.

O servidor que realizar atividades sob a forma de teletrabalho pode, a qualquer tempo, solicitar a desistência da experiência piloto e seu retorno ao trabalho, nas dependências da unidade de lotação, na Seagri-DF.

Para aderir à nova modalidade, o servidor precisa de autorização da chefia imediata; se comprometer com o trabalho fora do órgão público; já estar no regime de ponto eletrônico; ter estrutura própria para o desenvolvimento das atividades exigidas; e não estar lotado em setores de atendimento ao público.

De acordo com o Governo do Distrito Federal, a medida pretende aumentar a produtividade dos órgãos públicos e motivar servidores com a economia de tempo e de custo em deslocamentos até o local de trabalho, o que prevê “a redução de veículos nas vias públicas, bem como de usuários dos transportes públicos, além de diminuir poluentes e consumo de materiais, como papel e impressão”.

Sempre que houver limitação de vagas para o teletrabalho, terão prioridade servidores com problemas de saúde, gestantes, lactantes, que tenham dependentes com alguma deficiência, filhos menores de 6 anos ou dependentes maiores de 65 anos. Os funcionários com maior tempo de serviço também ficam à frente dos demais colegas.

Outros órgãos

No ano passado, o Metrópoles divulgou reportagem mostrando que, no DF, cerca de 500 servidores públicos aderiram ao modelo. Órgãos como a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) são exemplos de locais que estimulam a prática. E a tendência é de ampliação do programa em toda a administração pública.

Em abril e maio deste ano, as Secretarias de Educação (SEE-DF), e a de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) também adotaram a medida.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?