Professores do DF aprovam pautas que serão entregues aos buritizáveis
Plano Distrital de Educação e equiparação salarial foram considerados temas principais em assembleia realizada nesta quinta-feira (13/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Professores do Distrito Federal aprovaram, em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (13/9), a pauta de reivindicações que será apresentada aos postulantes ao Palácio do Buriti. A mobilização começou às 9h30, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
De acordo com o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), foram realizadas diversas plenárias em todas as regionais de ensino, com o objetivo de discutir as pautas que foram aprovadas.
A diretora do sindicato Rosilene Corrêa informou que ficaram estabelecidos mais de 70 pontos. “A nossa pauta é longa, e vários itens são antigos, como os relacionados à valorização dos professores”, afirmou.
O núcleo das reivindicações está no cumprimento do Plano Distrital de Educação, explica a diretora. “Vamos cobrar melhorias nas escolas, universalização da educação infantil e redução de número de alunos em sala, por exemplo”, disse.
Outro ponto central é a equiparação salarial com outras categoriais do Distrito Federal. “Esse é um ponto que está longe de ser vencido. Estamos com uma defasagem enorme. São três anos sem reajuste”, ressaltou Rosilene.
O evento, segundo a diretora, contou com a participação de cerca de 2 mil professores. “O ambiente da assembleia foi muito positivo. As pessoas estavam com muita disposição para lutar pela manutenção de seus direitos”, afirmou a dirigente sindical.
Nos próximos dias, o Sinpro-DF vai enviar o documento com todos os itens aos candidatos ao GDF. O texto está em fase de revisão e será disponibilizado no site da entidade.