metropoles.com

Greve do Metrô-DF não tem prazo para acabar

Representantes de servidores e direção da estatal não entraram em acordo sobre o abono de faltas para quem aderiu ao movimento paredista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Passageiros entram na estação
1 de 1 Passageiros entram na estação - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A audiência de conciliação realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10) entre a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) e o sindicato da categoria, mais uma vez, não chegou a um consenso. Prestes a completar dois meses de greve, os representantes de servidores e a direção da estatal não entraram em acordo, principalmente na questão do abono de faltas para quem aderiu à greve. O Sindicato dos Metroviários (Sindmetro) defende que a companhia pague na totalidade pelos dias parados, mas a empresa propôs a compensação. O sindicato irá analisar a proposta. Procurada, a estatal decidiu não se pronunciar.

A falta de acordo entre os servidores e a direção do Metrô-DF já dura 60 dias. Recentemente, o TRT prorrogou, pela segunda vez, a vigência do acordo coletivo dos metroviários. A decisão foi publicada no sábado (29/06/2019), pelo desembargador Brasilino Santos Ramos, e garante benefícios à categoria, como auxílio-alimentação e plano de saúde, até o julgamento do dissídio, ainda sem data marcada.

Em 30 de maio, o TRT 10 havia prorrogado por 30 dias os efeitos do acordo coletivo para evitar a perda de direitos dos trabalhadores em razão do movimento paredista. Na ocasião, o tribunal determinou que a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) estaria sujeita à multa de R$ 10 mil por funcionário que tivesse os benefícios negados. Desta vez, a multa caiu para R$ 5 mil.

Ainda não existe um dia certo para o dissídio ser julgado, pois os desembargadores do trabalho esperam que o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) emita um parecer sobre a questão. Conforme o diretor administrativo do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro), a expectativa é ter uma definição em duas semanas. “Não existe mais qualquer negociação com o Metrô. As duas partes entraram com dissídio. Então, o destino da greve agora está nas mãos da Justiça”, explica.

Veja a ata da audiência:

Audiência de conciliação Greve do Metrô by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?