metropoles.com

Policiais civis fazem novo protesto e apertam direção

Ao mesmo tempo em que o GDF anunciou que está no limite de gastos e não pode dar reajustes, agentes fizeram mais uma manifestação. Os delegados, por sua vez, cobraram, também nesta quinta-feira (29/9), do comando da corporação, apoio ao movimento da categoria e até o fechamento de uma delegacia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaelea Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaelea Felicciano/Metrópoles - Foto: null

Enquanto o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciava que está no limite de gastos e não pode dar reajustes nem contratar pessoal, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) fez mais uma manifestação em frente ao complexo da corporação para cobrar a paridade salarial com a Polícia Federal. Também nesta quinta-feira (29/9), os delegados aumentaram a pressão sobre a direção da PCDF, cobrando novamente apoio às reivindicações da categoria.

Entre os pleitos da associação e do sindicato dos delegados da Polícia Civil do DF (Adepol e Sindepo), está a extinção da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin). Segundo a categoria, a unidade, criada há menos de um ano, registou apenas 69 casos, o que não justificaria o seu funcionamento. Os delegados querem ainda a limitação do horário de atendimento da 18ª DP, de Brazlândia.

Atualmente, 21 das 31 delegacias funcionam somente até as 19h, segundo a direção da corporação, por falta de pessoal. A categoria cobra ainda melhores condições de trabalho, atualização das atribuições de cada policial e a regulamentação para a transferência de agentes de uma delegacia para outra.

Mobilização
A Polícia Civil está mobilizada desde 4 de julho, por meio da Operação Legalidade, que, entre outros desdobramentos, fez com que 100 delegados entregassem os cargos. A categoria cobra reajuste de 37%. Houve algumas tentativas de acordo com o governo, mas não houve consenso até agora.

Para que as delegacias voltem a funcionar 24 horas, o Ministério Público Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que o governo faça a realocação de pessoal nas unidades policiais. Procurada pela reportagem, a Polícia Civil informou que ” a recomendação está sendo analisada juridicamente e será dada uma resposta dentro do prazo estabelecido (de 10 dias).” 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?